Focco promove II Seminário de Controle Interno na Administração Pública, em agosto
Inscrições para as oficinas já estão abertas
O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) promovem, no dia 23 de agosto, o II Seminário de Controle Interno na Administração Pública. O evento será realizado nos turnos da manhã e tarde, no Centro Cultural Ariano Suassuna, no TCE-PB, na Capital. As inscrições para as oficinas já podem ser realizadas pelo site: https://www.doity.com.br/controleinterno-foccopb-2.
O seminário é destinado a gestores públicos municipais e assessores que atuam direta ou indiretamente nas controladorias e nas áreas de gestão fiscal, orçamentária, financeira, contábil, operacional e patrimonial.
De acordo com o coordenador do Focco, promotor Leonardo Quintans, o objetivo do evento é despertar gestores e equipes das prefeituras para a importância do controle interno e treinar os técnicos para o aprimoramento do trabalho. “Esta é a segunda edição do seminário, que uma parte de sensibilização e outra de oficinas técnicas e temáticas sobre assuntos de interesse das equipes técnicas, com questões objetivas para o trabalho diário deles”, acrescentou.
Ainda conforme o coordenador, no evento deste serão apresentados os resultados de um ano de trabalho do GT com depoimentos de gestores e técnicos dos municípios que já assinaram o 'Pacto para o Aperfeiçoamento do Controle Interno' e implementaram medidas efetivas de aprimoramento do trabalho. Ele explicou que o seminário faz parte da metodologia do Grupo de Trabalho Controle Interno do Focco, que está trabalhando com os 10 maiores municípios paraibanos, sem esquecer os outros 213. “Todos os municípios estão convidados. Esperamos que a participação seja maciça, como ocorreu no ano passado, mostrando os avanços e prospectando um bom horizonte para o trabalho do controle interno no ano seguinte”, disse.
De acordo com a programação, o evento será aberto pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Arnóbio Viana, e pelo coordenador do Focco-PB, promotor Leonardo Quintans. Logo após, haverá a palestra 'A relevância do Controle Interno para os municípios', com o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e controlador-geral do Município de Belo Horizonte, Leonardo de Araújo Ferraz.
Em seguida, será realizado um painel de debates sobre os Pactos pelo Controle Interno (GTCI FOCCO-PB) com representantes das prefeituras de Sapé, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e João Pessoa, que já assinaram o documento. À tarde serão realizadas as oficinas técnicas.
Oficinas
13h30 às 17h -Oficinas Simultâneas:
Oficina I (CGU): Expedição e Monitoramento de Recomendações Walber Alexandre de Oliveira e Silva (Auditor da CGU) e Kayo Roberto Vieira( Auditor da CGU)
Oficina II (CGE): Construção de Plano de Auditoria Interna Rodolfo Emanuel Lima Serrano (Auditor da CGEPB) e Letácio Tenório Guedes (Secretário da CGE)
Oficina III : (CGM) Controle Interno e Gestão de Riscos com ênfase nas três linhas de defesa -
Ludinaura Regina Souza dos Santos (Controladora Geral da CGM João Pessoa/PB) e Rossana Guerra de Sousa (Gerente de Controle Interno do TJPB)
Oficina IV: (TCE e TCU) -Acompanhamento efetivo das Prestações de Contas Anuais e de Convênios Estaduais/Federais pelas Unidades de Controle - Flávio Roberto Gondim Vital (Coordenador de Controle Interno do TCE/PB) e Jocelino Mendes da Silva Júnior (Auditor Federal de Controle Externo do TCU )