Acessibilidade  |      

“Projeto Empodera” conclui segunda etapa de capacitações

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) concluiu, esta semana, a segunda etapa do “Projeto Empodera”, com formações realizadas nos municípios de Cuité, Bananeiras e Guarabira. A primeira etapa foi realizada no mês de março, em Sousa, Cajazeiras e Itaporanga, no Sertão. Até o momento mais de 300 pessoas já foram capacitadas sobre ferramentas tecnológicas de transparência, canais de formalização de denúncias e noções de ética, cidadania e controle social. O objetivo é instrumentalizar cidadãos para que atuem como agentes de controle social, auxiliando os órgãos fiscalizadores no combate às irregularidades e à corrupção.

O projeto foi idealizado pelo Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa do Patrimônio Público (CAOPP/MPPB), em parceria com várias instituições, entre elas o Ministério Público Federal (MPF), a Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Junta Comercial do Estado da Paraíba. 

As capacitações acontecerão até 18 de junho, tendo como público-alvo professores, estudantes, jornalistas, vereadores, integrantes de conselhos de direitos e outros formadores de opinião dos 18 maiores municípios paraibanos: Sousa, Cajazeiras, Itaporanga, Cuité, Bananeiras, Guarabira, Monteiro, Esperança, Campina Grande, Catolé do Rocha, Patos, Sapé, João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Mamanguape e Conde. (confira calendário)

Na terça-feira (1/04), o projeto foi executado no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Cuité. Na quarta (2/04), na Câmara de Vereadores de Bananeiras e na quinta (3/04), na Câmara de Vereadores de Guarabira. “As instituições de controle e fiscalização estão sendo muito bem recepcionadas pelos cidadãos paraibanos, que interagem nas palestras, apresentando os problemas da comunidade local e sugerindo melhorias nos fluxos de atendimentos. Nas palestras são transmitidas noções de ética e cidadania, como forma de fortalecer a democracia participativa”, disse o coordenador do CAOPP, o promotor de Justiça Carlos Davi Lopes Correia Lima. 

Participação

Para participar do projeto, os interessados devem requerer sua inscrição por meio de formulário online (clique AQUI).  

A capacitação está estruturada em de módulos presenciais. Ao término da capacitação, será emitido um diploma aos novos “agentes de controle social”. 

Mais informações em www.mppb.mp.br/empodera.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */