Acessibilidade  |      

Projeto Empodera inscreve para próxima etapa, em João Pessoa

Projeto Empodera inscreve para próxima etapa, em João Pessoa

O Ministério Público da Paraíba, em parceria com o Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da Paraíba, Controladoria-Geral da União e Ministério Público de Contas realizam mais uma etapa do projeto Empodera, desta vez, em João Pessoa. Será na próxima terça-feira  (19/08), às 9h da manhã,  no auditório do Centro Administrativo, que fica no térreo do Centro de Tecnologia da UFPB. 

Lançado em março deste ano, o projeto capacita cidadãos para o exercício do controle social ativo, apresentando as ferramentas tecnológicas que possibilitam acompanhar os gastos públicos, além de apresentar noções de ética e cidadania. 

O Empodera  já percorreu 15 dos 18 maiores municípios na Paraíba, capacitando mais de 1.000 agentes de controle social, entre estudantes, professores, jornalistas, vereadores, integrantes de conselhos de direitos e outros formadores de opinião previamente selecionados para participar dos cursos. Cabedelo, Santa Rita, Conde, Bayeux e Monteiro foram algumas das cidades pelas quais o projeto já passou. A capacitação é feita em módulos presenciais e, ao fim, os novos “agentes de controle social” recebem um diploma. 

O coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público do MPPB, promotor Carlos Davi Lopes Correia Lima, executor do projeto idealizado pelos promotores Octávio Paulo Neto e Reynaldo Serpa, destacou a importância da aproximação das instituições com a sociedade. Ele lembrou que o Brasil vem caindo nos rankings internacionais de percepção da corrupção, como o da Transparência Internacional. Em 2024, o país ficou na 107ª posição, entre 180 países nesse ranking, a pior colocação desde o início da série histórica em 2012. Segundo o promotor, para combater a corrupção, além da punição dos infratores, é necessário ter mais ações preventivas e educativas e mais engajamento da população. E o Empodera faz isso, porque capacita cidadãos para formalizar denúncias e representações (punição) e difunde noções de controle social e ético (prevenção e educação).

“Por onde passamos estamos contando com uma excelente acolhida da população local. O último encontro foi em Sapé. Nós tivemos 160 pessoas que registraram presença e todos muito atentos, querendo aprender e compreender as ferramentas tecnológicas já disponíveis aos cidadãos, tanto do portal do Tribunal de contas do estado quanto do portal federal. Ferramentas essas, que possibilitam ao cidadão acompanhar a gestão pública de seu município. Para que encerremos o projeto Empodera, ainda faltam João Pessoa, que será agora no dia 19 de agosto, Santa Rita, dia 21 e Bayeux, em 26 de agosto. Então aproveito essa oportunidade para reiterar o convite a população interessada, que participem”, finalizou Carlos Davi.

As inscrições para o Empodera em João Pessoa podem ser feitas no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd3nf2IBecrqvhuiD-r39bh8iCCS_29vMVpuavLrV5lyNfcwg/viewform?usp=sharing



CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */