Acessibilidade  |      

Caop da Educação discute problemas do transporte escolar

O Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação realizou, na manhã desta segunda-feira (7), uma reunião com os promotores de Justiça da Educação para apresentar os relatórios das vistorias realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) no transporte escolar no mês de agosto. O evento ocorreu no auditório do Ministério Público da Paraíba, em João Pessoa.

 

Segundo a coordenadora do Caop da Educação, promotor Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti, foi apresentada a legislação pertinente ao transporte escolar bem como portarias do Detran para conhecimento dos promotores. “Também mostramos o atraso da Paraíba em relação ao oferecimento de transporte adequado aos estudantes”, acrescentou a coordenadora.

 

Durante a reunião, ficou definido que será concedido um prazo de três meses às prefeituras, em termo de ajustamento de conduta, para que a frota de veículos escolares seja adequada às exigências da legislação. Caso não ocorra a adequação, será ingressada ação por improbidade administrativa contra o gestor bem como por crime de responsabilidade.

 

As vistorias realizadas pelo Detran em 53 municípios da Paraíba constataram que apenas 5% dos veículos que fazem o transporte escolar em situação regular e receberam o selo “veículo aprovado”; 95% dos veículos apresentaram problemas com tacógrafo (equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo) vencido; no sistema elétrico ou no equipamento de segurança.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb