Integrantes do Ministério Público de Pernambuco estiveram, nessa segunda-feira (25), visitando o Centro de Apoio Operacional da Educação do Ministério Público da Paraíba para conhecer o projeto de regularização do transporte escolar que vem sendo desenvolvido pelo Caop da Educação em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB).
A coordenadora do Caop Infância e Juventude do Ministério Público de Pernambuco, Jecqueline Elihimos, acompanhada das servidoras Daniella Cruz e Luciana Macedo, conheceram detalhes do projeto, visando à implantação de projeto semelhante no MP de Pernambuco. A equipe do Caop da Educação, coordenada pela promotora de Justiça Ana Carolina Cavalcanti, disponibilizou material para auxiliá-los no decorrer das atividades.
Projeto
O projeto de regularização do transporte está na segunda etapa, com vistorias em veículos de 47 municípios. O Ministério Público da Paraíba acompanha as inspeções por meio do promotor de Justiça responsável ou através da designação de um servidor da Promotoria de cada local onde ocorre a fiscalização.
As vistorias no transporte escolar são resultado de um termo cooperação técnica assinado entre o Detran e o Ministério Público da Paraíba, no dia 26 de fevereiro deste ano, visando garantir a segurança de mais de 142 mil estudantes paraibanos que utilizam o transporte escolar.
A intenção é verificar o cumprimento da portaria número 103, do superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, publicada no Diário Oficial do dia 27 de fevereiro deste ano. Baseada nas resoluções do Conselho Nacional de trânsito, a portaria disciplina o setor de transporte escolar na Paraíba.
O documento determina que os condutores tenham idade mínima de 21 anos, possuam a Carteira Nacional de Habilitação na categoria “D”, tenham cursos de especialização e não tenham cometido infrações de trânsito graves ou gravíssimas, nos últimos 12 meses.
A portaria ainda estabelece que os veículos sejam registrados na categoria aluguel ou oficial, identificados como veículos escolares e inspecionados, semestralmente, para a verificação dos equipamentos obrigatórios.
Na primeira fase das fiscalizações, foram vistoriados veículos de 60 municípios e nesta segunda etapa já foram fiscalizados veículos que realizam o transporte escolar em 43 municípios.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB