Acessibilidade  |      

Gestores de escolas participam de curso de mediação de conflitos

Gestores de escolas do ensino médio de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo participaram, nessa terça-feira (10), do curso "Diálogos e Mediação de Conflitos - guia prático para educadores”, ministrado por Antônio Carlos Ozório Nunes, membro auxiliar da Comissão da Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O curso faz parte da campanha “Conte até 10”, lançada pelo Ministério Público da Paraíba na última segunda-feira.

 

Participaram 50 gestores de escolas de Ensino Médio, sendo 35 de João Pessoa, quatro de Bayeux, seis de Santa Rita e cinco de Cabedelo. O curso foi ministrado na Escola Superior de Magistratura (Esma), na Capital. Nesta quarta-feira (11), o curso será realizado em Campina Grande na Sala de Vídeo da Escola Estadual da Prata, para 30 gestores de Campina Grande e sete gestores de Patos e dos municípios das redondezas.

O objetivo do curso, que tem 6 horas de duração, é capacitar professores da rede pública de ensino médio sobre ferramentas e alternativas de soluções de conflitos nas escolas. A iniciativa faz parte do planejamento conjunto do CNMP e da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) e conta com o apoio dos Ministérios Públicos nos estados, secretarias de educação e organizações não governamentais.

Também distribuídos exemplares do guia "Diálogos e Mediação de Conflitos nas Escolas", escrito por Antonio Carlos Ozório Nunes. A obra aborda os pilares da educação, conflitos como oportunidade de aprendizagem, práticas restaurativas, diálogo como base para todas as demais formas de resoluções de conflitos e problemas, mediação, círculos de construção da paz, círculos restaurativos, sugestões para uma escola segura e pacífica, trabalho em parceria e em rede para uma escola cidadã, adolescente e ato infracional.

 

Campanha

 A campanha “Conte até 10 nas Escolas”, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), é voltada à educação do adolescente e do jovem para uma cultura de paz, sendo voltada especialmente ao ensino médio. A ação é uma iniciativa dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente e da Educação e do gestor da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb