Acessibilidade  |      

Curso de mediação de conflitos escolares promovido pelo MPPB é encerrado, em JP

Foi encerrado na manhã desta quarta-feira (24), no auditório do Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), em João Pessoa, o “Curso de Mediação de Conflitos Escolares”, que foi promovido pelo Ministério Público paraibano, com o apoio do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Mediação da Universidade Federal da Paraíba (Mediac/UFPB) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec).

Cerca de 90 educadores que atuam nas escolas municipais do pólo 8, nos bairros Esplanada, Grotão e Funcionários, participaram dos encontros semanais realizados sempre às quartas-feiras no Cecapro, entre agosto e setembro deste ano.

Esse já é o segundo curso promovido pelo MPPB, através do projeto “Na escola com respeito”, que está sendo desenvolvido desde o ano passado, em João Pessoa, pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e pela Promotoria de Justiça da Educação da Capital para combater e prevenir a violência no ambiente escolar. O primeiro curso  foi voltado a educadores da rede estadual e municipal sobre práticas da Justiça Restaurativa.

A parte teórica da capacitação em mediação de conflitos escolares foi ministrada por promotores de Justiça e servidores do MPPB e por especialistas da UFPB. Durante o curso também foram realizadas oficinas temáticas.

O encerramento do curso contou com a presença da pedagoga do MPPB, Valuce Alencar, da servidora Rosely Ribeiro e da promotora de Justiça Ana Raquel Beltrão, que falou sobre a importância das parcerias para a realização do projeto. “Esse é um trabalho que precisa não só da parceria da Secretaria de Educação, mas de toda a rede de proteção à criança e ao adolescente. Precisa da parceria dos Conselhos Tutelares, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Promotoria da Infância e Juventude e da Promotoria do Patrimônio Público, para que a gente então possa trabalhar as relações entre esses profissionais que fazem a escola”, disse.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Júnior, também esteve presente. Ele destacou a importância para combater e prevenir a violência no ambiente escolar. “Temos que disseminar a cultura do diálogo, da paz, da mediação de conflitos. O papel do adulto é formar consciência ética, cidadã, de respeito ao outro, de respeito às autoridades como professores e diretores, mas de respeito entre si. Esse processo não pode ser visto numa visão repressiva e sim preventiva e de diálogo”, disse.

As escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa estão divididas em nove pólos. Os participantes do curso de “Mediação de Conflitos Escolares” das escolas do pólo 8 devem atuar como agentes multiplicadores para os profissionais da educação dos demais pólos.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb