Promotores participam de reunião sobre o projeto “Todos contra as Drogas”
A coordenação do projeto do Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba “Todos contra as Drogas” realizou, na manhã desta sexta-feira (20), a primeira reunião com os promotores de Justiça que aderiram ao projeto. O objetivo do projeto, coordenado pelos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caops) da Educação, Cidadania e Criança e Adolescente, é investir e formatar ações de prevenção contra as drogas na Paraíba sob a coordenação.
A reunião teve como finalidade elaborar o cronograma de atividades do plano de trabalho do projeto. O membro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de João Pessoa, Deusimar Wanderley Guedes, falou sobre a importância da criação dos Conselho Municipais de Políticas sobre Drogas. Uma das etapas do projeto “Todos contra as Drogas” consiste na assinatura de um termo de ajustamento de conduta para a criação desse conselho nos municípios em que não houver um.
Já a Capitã Polyana Laura amaral, a tenente Dayana Cruz e o major Josiel Brandão apresentaram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), programa educativo que tem por finalidade promover a integração entre a polícia, a escola, a família e a comunidade, para juntos enfrentarem a problemática das drogas e da violência.
A realização do curso do Proerd nas escolas é uma das etapas previstas no projeto. A ideia, de acordo com a coordenação dos Caops, é que o promotor realize faça a abertura do curso nas escolas com um bate-papo com os alunos. O curso é realizado durante 10 semanas tendo como público-alvo estudantes do 5º e do 7º anos do ensino fundamental. O aluno recebe uma cartilha e, no dia da formatura, um Kit (Camiseta e boné com a logomarca do programa) e um certificado de conclusão do curso, quando presta o compromisso de resistir às drogas e à violência, diante da Polícia, da Escola e da Família.
Para reforçar a importância da realização do Proerd, a diretora do Instituto de Educação Doce Mãe de Deus, Vanuza Melo, contou a experiência e os resultados alcançados pelo curso entre os alunos do instituto.
A reunião contou com a participação das coordenadoras dos Caops da Educação e da Criança e Adolescentes, respectivamente, Ana Carolina Coutinho e Soraya Escorel.
Projeto
O projeto “Todos contra as Drogas” prevê também a realização de uma mobilização social nos municípios para sensibilizar os participantes sobre a construção de ações efetivas de prevenção. Prevê reunião com os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) para incluir nas discussões dos conselhos as políticas de prevenção, tratamento e combate às drogas. Em outra etapa, os promotores de Justiça vão se reunir com professores e gestores de escolas sobre como enfrentar as drogas no âmbito escolar.