Curso de Direitos Humanos e Resolução de Conflitos Escolares é encerrado em Areia
As Promotorias de Justiça de Defesa da Educação, em parceira com o Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Secretaria de Educação de Areia, encerraram, na manhã desta terça-feira (26), o curso de “Direitos Humanos e Resolução de Conflitos Escolares”, que vinha sendo realizado desde o início deste mês, no município de Areia a 122,5 quilômetros de João Pessoa.
O curso, que reuniu 70 educadores, entre equipe pedagógica e diretores das redes municipal e estadual, conselheiros tutelares e profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras e Creas) teve como objetivo capacitar profissionais em educação para que sejam mediadores de conflitos nas escolas.
Para a promotora de Justiça da Educação, Ana Raquel Beltrão, o importante é cultivar a cultura de paz nas escolas. “Tivemos um compromisso com a esperança, e acredito que os conhecimentos aqui expostos irão contribuir para prática escolar. Demonstramos para os educadores que essas questões de conflitos escolares, como drogas, falta de respeito, pequenos surtos e violências serão resolvidos, a partir do momento que eles passem a ser mais cautelosos e mediadores desses conflitos”.
Já a Promotora de Justiça do Caop da Educação, Ana Carolina Coutinho, esclareceu que o curso é uma ferramenta a mais para os professores. “Transmitimos uma mensagem aonde o Ministério Público estadual vem agindo na tentativa de amenizar a problemática da violência nas escolas e tentar trazer a paz através dessa capacitação”.
O curso iniciado no último dia 5 de maio foi encerrado no Colégio José Américo de Almeida, localizado no centro de Areia e contou com a participação do coral Gazzi de Sá da UFPB, sob a regência do maestro Eduardo Nóbrega.
Em agosto, o mesmo curso deve ser promovido aos educadores e profissionais do Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), no município de Caiçara (a 142 quilômetros da Capital).