Acessibilidade  |      

Na UEPB: MPPB recomenda adequações em sala de aula para portadores de baixa acuidade visual

Os coordenadores de cursos que integram a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deverão orientar todos os professores da instituição para garantir medidas especiais em sala de aula em favor dos alunos portadores de baixa acuidade causada por albinismo ou outras síndromes ou doenças congênitas. Essa recomendação foi encaminhada à Reitoria da UEPB pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por meio da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Educação de Campina Grande.

A acuidade visual é uma característica do olho de reconhecer dois pontos muito próximos. Vários fatores especificam a essa acuidade, em especial, a distância entre os fotorreceptores na retina e também da precisão da refração. “O problema com a acuidade visual é muito sério e prejudica o desempenho desses alunos. Por isso estamos recomendando essa orientação aos professores por parte dos coordenadores de cursos”, explica o promotor de Justiça substituto Herbert Douglas Targino.

Os professores, segundo a recomendação, terão que garantir o acesso aos portadores de baixa visão à primeira fileira da sala de aula, posicionando a carteira de modo que evite o reflexo da lousa (quadro-negro). A universidade também terá que permitir a utilização de lupas por parte desses estudantes especiais para fazer provas e leituras em sala de aula. “Terão que aumentar a fonte das letras utilizadas em provas e apostilas confeccionadas pelos professores”, acrescenta o promotor Herbert Targino.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */