Seminário sobre mediação na comunidade escolar será realizado nas próximas quinta e sexta
O Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências, por meio do Grupo de Trabalho sobre Mediação, Conciliação e Justiça Restaurativa, promove, nas próximas quinta e sexta-feiras (19 e 20) o Seminário ‘Mediação e Práticas Restaurativas na Comunidade Escolar’, promovido pelo. O evento ocorrerá no espaço cultural do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), com início previsto para as 19h. Os promotores de Justiça José Farias de Souza Filho e Ana Raquel Beltrão serão painelistas no evento.
Três painéis com especialistas no tema integram a programação do seminário: ‘Avanços da Prática da Mediação para Justiça Restaurativa’, ‘A Mediação Escolar no Brasil: fundamentos e resultados’ e ‘Mediação na Comunidade Escolar de João Pessoa: sensibilização, capacitação e entraves”.
O evento também terá a Oficina ‘Processos e resultados da implementação de Mediação em Ambiente Escolar’, ministrada pela coordenadora de mediação e conflitos da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de Fortaleza (CE), Tatiane Castro. A oficina ocorrerá em 20 de maio de 2016, na tarde do segundo dia do evento.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento. Haverá certificado de participação.
O seminário busca pautar a cultura de paz nas escolas, por meio do debate sobre mediação de conflitos. O evento é voltado para profissionais da Educação (secretários municipais, professores, supervisores, diretores e coordenadores de ensino fundamental e médio) das escolas públicas e privadas da região metropolitana da capital.
Fórum
Lançado em João Pessoa, em 19 de novembro de 2015, o Fórum é composto por diversos órgãos e entidades, como Ministério Público da Paraíba; o Ministério Público Federal; secretarias estaduais de Segurança e Defesa Social, Mulher e Diversidade Humana e da Juventude da Paraíba; Secretaria de Segurança e Cidadania e Desenvolvimento Social do Município de João Pessoa; Polícias Federal, Militar e Civil; Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Defensoria Pública da União, Fórum Juventude Negra e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Homero. Durante o lançamento ocorrido na tarde desta quinta-feira, ocorreu a assinatura de termo de cooperação entre os integrantes do Fórum.
PROGRAMAÇÃO:
19 de maio (quinta-feira)
19h – Solenidade de Abertura: integrantes do Grupo de Trabalho Mediação, Conciliação e Justiça Restaurativa e representantes das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Ação Social, Cidadania e Segurança.
- Momento cultural
20h – PAINEL I: Avanços da Prática da Mediação para Justiça Restaurativa
Painelistas:
Bruno César Azevedo Isidro (TJPB; UEPB)
Aluísio Lopes de Brito (UNIPÊ)
Paulo Moratelli (TJRS)
Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann (UEPB)
20 de maio (sexta-feira)
08h30 – PAINEL II: A Mediação Escolar no Brasil: fundamentos e resultados
Painelistas:
José Farias de Souza Filho (MPPB; FESMIP; UNIPÊ)
Tatiane Castro (COMED/SESEC/PMF)
Suely Costa (TJSP; SIEEE/SP)
Rodrigo Alexandre Figueiredo da Cruz (SEE/PB)
10h00 – INTERVALO
10h20 – PAINEL III: Mediação na Comunidade Escolar de João Pessoa: sensibilização, capacitação e entraves
Painelistas:
Ana Raquel Brito Lira Beltrão (MPPB)
Juliana Toledo (Mediac/UFPB)
Raquel Lauritzen de Lucena Melo (Mediac/UFPB)
Joseane Batista de Azevedo (OAB-PB)
Representante da Escola Municipal Santa Ângela, em João Pessoa.
14h00 – OFICINA: Processos e resultados da implementação de Mediação em Ambiente Escolar
Tatiana Castro – Coordenadora da Coordenação de Mediação de Conflitos da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de Fortaleza/CE.
17h00 - ENCERRAMENTO
Fonte: Ascom/MPF