Conselheiros escolares participam de capacitação, em Guarabira
Cento e vinte conselheiros escolares da rede pública estadual de ensino da região do Brejo Paraibano participaram, nesta segunda-feira (23), de um encontro promovido pelo Ministério Público da Paraíba sobre o tema “bullying”. O evento aconteceu no período da manhã no auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira (a 98 quilômetros de João Pessoa).
Nesta terça-feira (24), a capacitação ocorrerá em Mamanguape, no auditório do campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Cerca de 70 conselheiros escolares devem participar.
O encontro com conselheiros tutelares é uma das etapas do 'Programa de Prevenção e Intervenção ao Bullying”, idealizado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de João Pessoa. O objetivo é capacitar educadores e a comunidade escolar sobre como prevenir e enfrentar esse tipo de violência que atinge um terço dos estudantes brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009.
Segundo a promotora de Justiça idealizadora do projeto, Ana Raquel Beltrão, as outras duas frentes do projeto são: capacitação para as escolas e um curso online para professores, que deve ser executado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
Bullying
O bullying vem do termo inglês “bully”, que significa “valentão”. É um tipo de violência praticada por um ou mais alunos de forma intencional e repetitiva contra um ou mais colegas. Essa violência pode ser física (com agressões), psicológica (perseguições, intimidações, etc), moral (quando há difamação, calúnia), verbal (insultos, xingamentos e apelidos humilhantes), sexual (assédio e até abusos sexuais), social (ignorar, isolar, excluir o colega), material (quando há furto, roubo ou destruição de pertences de alguém) e virtual (quando a humilhação e intimidação ocorrem na internet).
O projeto do MPPB pretende também orientar a comunidade escolar sobre as consequências da prática do bullying na esfera administrativa, cível e criminal.
O programa de combate ao bullying está previsto na Lei Federal 13.185, de 2015.