Educadores de quatro municípios participam de curso sobre métodos autocompositivos de conflitos
O projeto “Na Escola, com Respeito”, desenvolvido pelo Ministério Público da Paraíba, realizou um novo curso de capacitação sobre métodos autocompositivos e círculos de construção de paz, desta vez voltado para os educadores dos municípios de Areial, Esperança, Montadas e São Sebastião de Lagoa de Roça. A formação ocorreu em setembro e outubro no município de Esperança.
Segundo a promotora de Justiça Ana Raquel Beltrão, coordenadora do projeto, a formação contou com a participação de representantes da Universidade Federal da Paraíba, do Tribunal de Justiça da Paraíba, da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional PB e da Secretaria de Educação do Estado.
A promotora destaca que o objetivo do projeto é ajudar a comunidade escolar e rede de proteção à criança e ao adolescente a entender e prevenir os conflitos e minimizar seus efeitos negativos, tendo como proposta implantar os métodos autocompositivos nas escolas, como estratégia de mudança de paradigma e garantia dos direitos, visando a promoção da igualdades e a educação para relações pacíficas.
Uma das fases do projeto foi a oferta de curso de treinamento e capacitação para professores, equipe técnica e direção das escolas, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e Polícia Militar, com a finalidade de torná-los aptos a continuarem desenvolvendo a rotina pacífica nas escolas e aprenderem a lidar com os conflitos que surgem no dia-a-dia, aplicando as técnicas da mediação de conflitos e da justiça restaurativa no ambiente escolar, melhorando a convivência e, consequentemente, prevenindo futuros conflitos através da conscientização da comunidade escolar, e da responsabilização dos envolvidos nos atos de choque de opiniões, interesses e comportamento.
“O conflito faz parte das relações humanas, sendo essencial o seu gerenciamento através de técnicas positivas de abordagem e tratamento. O tema da indisciplina nas escolas tem forte influência sobre o desempenho escolar dos alunos e a ação didática dos professores”, disse a promotora.