'Na Escola, com Respeito': MPPB promove curso de atualização em mediação de conflitos, em Esperança
O Ministério Público da Paraíba promoveu o Curso de Atualização em Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas nas Escolas, no município de Esperança. O evento faz parte do projeto “Na escola, com respeito”, que tem como objetivo promover uma cultura de paz nas escolas.
O curso teve a duração de oito horas e ocorreu na Escola Municipal Olímpia Souto. Participaram a coordenadora do projeto, a promotora Ana Raquel Beltrão; da servidora do CAO da Educação do MPPB, Valuce Alencar; e da assessora jurídica Rita Adelly. Também participou a promotora de Justiça Renata Luz, coordenadora do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia), do MPPB, que esteve presente por estar incentivando as práticas autocompositivas existentes no MPPB.
O evento teve ainda a participação das facilitadoras da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB-PB Tâmisa Rúbia, Cynthia Moreira, Janaína Barbosa e Suyane Queiroga. O curso contou com 72 participantes.
Durante o curso, foram apresentadas, no turno da manhã, a 'Teoria dos Círculos da Paz', pela promotora Ana Raquel Beltrão, e orientações sobre o pós-curso, com a servidora Valuce Alencar. À tarde, foi promovido um círculo de construção da paz com o tema 'Empatia'. Durante o círculo, foram feitas rodadas de apresentações, valores e comportamentos compartilhados, contação de história, entre outros.
Também foi realizada uma reunião com prefeitos e secretários de Educação e com a comissão do projeto-piloto desenvolvido pela promotora de Justiça da Educação de Esperança, Fábia Cristina Dantas, para minimizar a indisciplina e os atos infracionais nas escolas. Durante a reunião, foi entregue uma nota técnica do Centro de Apoio Operacional da Criança do Adolescente e da Educação, para contribuir no avanço do trabalho. Ficou acordado que será criado um Núcleo de Justiça Restaurativa no âmbito da Secretaria de Educação que vai fomentar a implementação da justiça restaurativa e coordenar as ações dos núcleos que serão implementados posteriormente nos ambientes escolares.