Acessibilidade  |      

Divulgada lista dos classificados na 1ª fase do concurso de redação

Foi divulgada, nessa segunda-feira (21/09), a lista dos 200 estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino classificados na primeira etapa do concurso de redação, que está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia (SEECT), pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Zarinha Centro de Cultura. A iniciativa faz parte da campanha “Juntos pela Educação”.

Trezentas e duas escolas estaduais - entre elas a Escola Socioeducativa Almirante Saldanha, de João Pessoa - participaram do concurso. Ao todo, foram inscritas 4504 redações sobre o tema “Na Escola com respeito: combate à violência e indisciplina nas instituições de ensino”, nome do projeto que vem sendo implementado pelo MPPB para fomentar a prática da justiça restaurativa na solução de conflitos nas unidades de ensino da Paraíba.

A segunda etapa do concurso será realizada de forma online, pelo Zarinha, com a aplicação de uma prova de gramática pela internet aos classificados na primeira fase. Eles concorrerão a bolsas para um curso completo de português, que os ajudarão a se preparar melhor para outros desafios, como o Enem. A lista com os alunos que obtiverem as 100 melhores notas será divulgada em outubro.

Entre os 200 aprovados nesta 1ª etapa, três estudantes obtiveram nota máxima (1000 pontos) após avaliação dos seus textos: David Naamã Melo de Figueiredo, do município de Pedra Lavrada; Francisco Ryan de Oliveira Araújo, da cidade de Coremas; e Roberto Ferreira de Lima, de Solânea. Para ver a lista completa dos aprovados, clique AQUI.

Para a promotora de Justiça Juliana Couto, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente e da Educação, o concurso de redação é uma iniciativa importante porque visa reduzir a desigualdade social e educacional entre estudantes da rede pública, que foi agravado pela pandemia da covid-19. Segundo ela, a iniciativa é capaz de fomentar o debate e a conscientização dos estudantes sobre a importância do cultivo da cultura de paz no ambiente escolar, propiciando a aplicação de práticas restaurativas, projetadas por força do projeto do Ministério Público.

O projeto do MPPB

O Projeto Na Escola, com Respeito, desenvolvido pelo MPPB, foi elaborado a partir demandas formais e da escuta informal de um repertório de queixas e narrativas, principalmente de alunos, professores, gestores e técnicos de escolas, sobre os problemas de indisciplina e atos infracionais ocorridos na escola e contra a escola. A iniciativa propõe a implantação das práticas de resolução consensual de conflitos nas escolas como estratégia de mudança de paradigma, garantindo a observância dos direitos, promovendo igualdades e educando para relações pacíficas.

Com SEECT

 

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */