Acessibilidade  |      

MPPB ajuíza ação civil para instalação de salas de AEE em escolas estaduais de João Pessoa

MPPB ajuíza ação civil para instalação de salas de AEE em escolas estaduais de João Pessoa

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação civil pública para que o Estado da Paraíba instale salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas da rede estadual de João Pessoa. O objetivo do MPPB é que a rede estadual de ensino tenha, em 2026, pelo menos 70 salas de AEE instaladas na capital. Atualmente, apenas 32 escolas estaduais dispõem desse equipamento fundamental para garantir a educação inclusiva de qualidade a alunos com deficiência no município. 

A ACP nº 0801219-27.2026.8.15.2001 pede, ainda, em caráter liminar, que o Estado, no prazo de 30 dias, apresente um estudo sobre as Salas de AEE necessárias para atender integralmente a demanda mapeada das escolas estaduais de João Pessoa,  bem como apresente um cronograma de implantação e implementação de tais salas nas escolas da rede estadual da Capital. 

A ação integra o Procedimento 002.2021.050153 e foi ajuizada pela 51ª Promotora de Justiça de João Pessoa, Maria Edlígia Chaves Leite. O procedimento foi instaurado para acompanhar a educação especial ofertada pelas escolas públicas da rede estadual de ensino do Município de João Pessoa, sobretudo no que se refere ao cumprimento das leis de educação e ao atendimento educacional especializado (AEE) disponibilizado às crianças e aos adolescentes com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

Conforme o MPPB, a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) é, de que, até 2026, sejam ofertadas salas de recursos multifuncionais em 72% das escolas públicas de todo o País. Em João Pessoa, atualmente existem 89 escolas estaduais,  portanto, deveria haver, no mínimo, 65 escolas com esse tipo de atendimento, mas só 32 escolas possuem tais salas, sendo necessária a instalação de, pelo menos, mais 33 salas. “Reforça-se, ainda, que tal parâmetro é o mínimo razoável, podendo o Estado fazer um estudo do quantitativo de salas necessárias para atender integralmente a demanda mapeada”, diz a promotora de Justiça na ACP..

O MPPB pede que as salas sejam instaladas devidamente equipadas com o material pedagógico necessário e com profissionais qualificados, nos termos da Resolução no 145/2024 do Conselho Estadual de Educação da Paraíba.

A ACP destaca que na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 estavam previstos mais de R$ 5 milhões para o Desenvolvimento e Manutenção da Educação Especial, mas nenhum valor foi destinado à ampliação das Salas de AEE na Capital. Além disso, na LOA de 2026 há  previsão de R$ 25,4 milhões para a Desenvolvimento e Manutenção da Educação Especial, valor esse que poderá ser utilizado para a implementação de mais salas de recursos multifuncionais.

A Promotoria de Justiça chegou a expedir recomendação, em julho do ano passado, para a instalação dos equipamentos, mas a  resposta por parte do Estado foi que a implantação das salas seriam obrigação do MEC, o que discorda o MP. “Assim sendo, diante da falta de resolutividade pelo Estado da Paraíba e diante do número crescente de crianças e adolescentes com deficiência, só resta ao Ministério Público postular por amparo do Poder Judiciário a fim de que o Estado Requerido seja compelido a implantar mais Salas de AEE nas escolas estaduais do Município de João Pessoa”, afirma a promotora.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb