Acessibilidade  |      

Promotoria da Saúde alerta para os perigos dos esteróides anabolizantes

Por iniciativa da promotora de Justiça Maria das Graças de Azevedo Santos, da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de João Pessoa, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai intensificar a campanha 'Valorize a Vida!', que visa coibir e alertar a população, principalmente os jovens, em relação aos usos de esteróides e anabolizantes, drogas utilizadas para potencializar rendimento muscular e que podem provocar lesões no corpo e levar até a morte.

A campanha, que também enfatizará que o uso dessas substâncias é crime, conforme a Lei Federal 9.965, de 27 de abril de 2000, e a Lei Estadual 7.908, de 27 de dezembro de 2005, o apoio do Conselho Regional de Educação Física - Paraíba-Rio Grande do Norte (CREF10/PB-RN).

Os esteróides androgênicos anabólicos (EAA) ou AAS (do inglês anabolic androgenic steroids), também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo.

São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. Atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescentes. Os diferentes esteróides androgênicos anabólicos têm combinações variadas de propriedades androgênicas e anabólicas.

Os esteróides anabólicos foram descobertos nos anos de 1930 e têm sido usados desde então para inúmeros procedimentos médicos, incluindo a estimulação do crescimento ósseo, apetite, puberdade e crescimento muscular. Podem também ser usados no tratamento de pacientes submetidos a grandes cirurgias ou que tenham sofrido acidentes sérios, situações que em geral acarretam um colapso de proteínas no corpo. O uso mais comum de esteróides anabólicos é para condições crônicas debilitantes, como o câncer e a Aids.

Atualmente, os esteróides anabólicos são controversos por serem muito difundidos em diversos esportes e possuírem efeitos colaterais. Enquanto há diversos problemas de saúde associados com o uso excessivo de esteróides anabólicos, também há uma volumosa quantidade de propaganda, “ciência-lixo” e concepções errôneas da população sobre seu uso.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais em homens são a ginecomastia, que é o desenvolvimento das mamas nos homens; a função sexual reduzida e infertilidade temporária; e a atrofia testicular. Nas mulheres: pelos do corpo crescem; voz fica mais grave (disfonia vocal); aumento do tamanho do clitóris (hipertrofia clitoriana); e diminuição temporária nos ciclos menstruais. Já os efeitos colaterais em adolescentes são o crescimento comprometido; maturação óssea acelerada; aumento na frequência e duração das ereções; desenvolvimento sexual precoce e desenvolvimento extremo das características sexuais secundárias (hipervirilização); crescimento do falo (hipergonadismo ou megalofalia); aumento dos pelos púbicos e do corpo; e ligeiro crescimento de barba.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */