MP realiza curso de capacitação sobre a atenção aos usuários de drogas e à família
O Ministério Público da Paraíba, através do Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional, do Caop Cível e Família e do Caop da Saúde, realiza durante todo o dia desta quarta-feira (26), o curso de Capacitação sobre Atenção aos Usuários de Drogas e à Família em parceira com o Centro Regional de Referência de Formação Profissional da Rede de Atenção aos Usuários de Drogas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
Os trabalhos foram abertos pelas promotoras de Justiça Adriana Amorim, coordenadora do Caop da Saúde, e Paula Camilo, coordenadora do Caop Família, além da articuladora do IFPB, Vânia Medeiros que falou da importância do evento para os participantes.
De acordo com a promotora Adriana Amorim, o Projeto Atenção ao Usuário de Drogas é destinado aos promotores e assessores e dar uma visão geral de como funciona o sistema da saúde mental voltada para o tratamento do usuário de drogas e a atenção dos familiares.
“ A droga não se combate só, tem que ter o apoio da família para enfrentamento do problema”, disse a promotora enfatizando que o objetivo do curso é a visualização do sistema público e dos equipamentos existentes da política de atenção aos usuário de droga. Isso é a visão do Ministério Público, dos técnicos e da própria Secretaria de Saúde sobre como tratar desses problemas”, disse Adriana Amorim.
Em seguida, o promotor de Justiça do Paraná, Murilo José Digiácomo proferiu palestra sobre a Garantia dos Direitos à Saúde e o Papel do Promotor. Depois, a palestrante da Universidade Federal da Paraíba falou sobre A Garantia dos Direitos Sociais e a Rede Pública de Serviços no Estado da Paraíba.
Já na parte da tarde, três palestras estão programadas: “A Rede de Atendimento Psicossocial na Paraíba”, pela coordenadora de Saúde Mental do Estado da Paraíba, Shirlene Queiroz; “O Ministério Público como parceiro na execução das Políticas Públicas da Saúde”, pela representante da Universidade Católica de Brasília, Maria Aparecia Penso; e “Plano de Ação para articulação e funcionamento da rede de Atenção ao Usuário de drogas”, pela articuladora Vania Medeiros.
De acordo com as promotoras Adriana Amorim e Paula Camillo, a próxima etapa do projeto será reunião com os promotores para que convoquem prefeitos, secretários e profissionais dos Caps que tratam da questão do sofrimento mental para que sejam capacitados pelo IFPB e que já tenham um programa voltado para essa atenção, além de palestras para falar do papel do Ministério Público nessa atuação.