Acessibilidade  |      

Atuação do Ministério Público na área da saúde é destacada em publicação no estado

Publicação do governo do estado para marcar os cinco anos da presença da Cruz Vermelha Brasileira na Paraíba destaca a importância da atuação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) no segmento da saúde. A revista Cruz Vermelha Brasileira, que trata dos cinco anos de gestão pactuada no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, traz um depoimento da promotora da Saúde Maria das Graças de Azevedo Santos.

A história da Cruz Vermelha Brasileira teve início no ano de 1907, por meio do médico Joaquim de Oliveira Botelho, que fundou e colocou para funcionar a Sociedade da Cruz Vermelha. Junto com outros profissionais da área de saúde e pessoas da sociedade, ele promoveu uma reunião em 17 de outubro daquele ano na Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, para lançar as bases da organização da Cruz Vermelha Brasileira.

Em reunião realizada em 5 de dezembro de 1908, foram discutidos e aprovados os Estatutos da Sociedade. Essa data ficou consagrada como a de fundação da Cruz Vermelha Brasileira, que teve como primeiro presidente o sanitarista Oswaldo Cruz. O registro e o reconhecimento da entidade nos âmbitos nacional e internacional se deu nos anos de 1910 e 1912, sendo que a I Grande Guerra (1914/1918) constitui-se, desde seus primórdios, no fator decisivo para o grande impulso à entidade.

Ela é reconhecida pelo governo brasileiro como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde, bem como única sociedade nacional da Cruz Vermelha autorizada a exercer suas atividades em todo o território brasileiro.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */