Acessibilidade  |      

Promotoria participa de evento sobre microcefalia, em João Pessoa

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de João Pessoa participou da apresentação dos resultados do estudo de caso de controle sobre a microcefalia associada à infecção pelo vírus da zika no Brasil, realizado por pesquisadores brasileiros e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do governo dos Estados Unidos (CDC).

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), entre agosto de 2015 e dezembro de 2016, foram notificados 933 casos de microcefalia na Paraíba. Destes, 194 foram confirmados, 559 descartados e 180 ainda estão sendo investigados.

O evento promovido pelo Ministério da Saúde e pela SES-PB, no último dia 17 de janeiro, no Palácio da Redenção, na capital paraibana, contou com a presença do governador Ricardo Coutinho; da secretária de Saúde, Cláudia Veras; do cônsul dos Estados Unidos em Recife, Richard Reiter; da representante da Embaixada norteamericana, Amy Dubois; do representante do Ministério da Saúde, Márcio Garcia; além de várias autoridades da área da saúde como a coordenadora da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, Sandra Mattos e da 1a promotora de Justiça de Defesa da Saúde de João Pessoa, Maria das Graças de Azevedo Santos.

A pesquisa foi iniciada em fevereiro do ano passado com mães e bebês de 52 municípios paraibanos. Oito equipes de campo monitoraram mais de 600 mães e bebês de zero a sete meses de idade. Ao todo foram 164 casos notificados de microcefalia e 448 casos-controle envolvidos no estudo.

Foi confirmado que 43 casos de microcefalia apresentam evidência de infecção congênita pelo vírus da zika em 22 municípios da Paraíba e que a microcefalia atinge mais os bebês de mulheres que tiveram zika durante o primeiro trimestre da gestação. Além disso, não foi encontrada associação da microcefalia com a renda familiar, raça, nível de escolaridade, uso de medicamentos ou idade da mãe.

O governador do Estado destacou a importância do estudo e disse que os resultados deverão nortear os serviços de assistência e o acompanhamento das crianças com microcefalia na Paraíba.
   

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */