Audiência discute definição de hospitais de retaguarda em neurologia
Em audiência realizada na última sexta-feira (10), entre a Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Saúde de joão Pessoa, a Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa e a representante do Núcleo de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde foi apresentada proposta de acordo entre as secretarias para organização do fluxo de procedimentos e definição dos hospitais de retaguarda em neurologia.
Durante a audiência, o secretário Municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio Júnior, disse que para habilitar um hospital em neurologia não se faz necessário um aparelho de Ressonância, mas um aparelho de tomógrafo, por isso não entende imprescindível um equipamento de ressonância no serviço público. “A vida de nenhum usuário do serviço está em risco em virtude da falta de um aparelho de ressonância magnética no Hospital de Trauma, mas que há um aparelho de ressonância magnética no Hospital Santa Isabel”, informou.
Já a Chefe do Núcleo de Urgência e Emergência, Rafaella Keyla de Medeiros Marinho, explicou que a proposta da Rede de Urgência e Emergência do Estado da Paraíba é que faça um estudo sobre a rede de neurologia estadual e um levantamento sobre a retaguarda do serviço que servirá de retaguarda em AVC isquêmico, aneurisma. Ela informou ainda que em João Pessoa existem três Hospitais com potencial em neurologia, sendo eles o Santa Isabel, São Vicente de Paulo e Trauma Humberto Lucena, acrescentando que é preciso pelo menos três reuniões entre os gestores para organizar o fluxo junto com o município de João Pessoa.
Após as explanações, a 1ª promotora de Justiça da Saúde, Maria das Graças Azevedo, concedeu o prazo de 30 dias para discussão e resolução conjunta do problema, devendo ser apresentado o resultado da reunião do grupo condutor da Rede de Urgência e Emergência e das tratativas posteriores realizadas pelos gestores, em relação ao serviço de neurologia.
Participaram ainda da reunião, a assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde Luciana Emília de Carvalho Torres; superintendente da Cruz Vermelha Brasileira, Milton Pacífico; a assessora Jurídica da Cruz Vermelha Brasileira, Raquel de Albuquerque Borges Milleli; o chefe do Núcleo de Auditoria da SMS-JP, Roberto Dellane de Azevedo Fonseca e a assessora técnica da Secretaria Estadual de Saúde, Lidyane Silva Moreira.