Acessibilidade  |      

Conselho Municipal de Saúde de Pocinhos deve realizar diagnóstico da saúde pública no município

O Conselho Municipal de Saúde de Pocinhos deve elaborar, no prazo de 15 dias, um diagnóstico sobre o estado da saúde pública do município, destacando o quantitativo de agentes públicos que prescrevem medicamentos, estimativa de medicamentos que são prescritos pela marca e daqueles que são mais prescritos, além de verificar o funcionamento da farmácia básica.

A determinação foi feita pela promotora de Justiça de Pocinhos, Fabiana Alves Mueller, durante audiência, nesta terça-feira (25) com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e os membros do Conselho Municipal de Saúde.

A audiência ocorreu com o objetivo de apresentar o projeto “Medicamento Certo”, do planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba. A promotora destacou que o intuito do projeto é pronta dispensação de medicamentos da atenção básica, prescritos conforme disciplinamento do SUS, minimizando a judicialização na Paraíba.

Fabiana Mueller explicou ainda as etapas do projeto que consiste no incentivo para que a rede de atenção básica e órgãos de controle da atividade médica e farmacêutica busquem a forma correta de prescrição e dispensação dos remédios no âmbito do SUS.

A secretária de Saúde de Pocinhos, Roseane Araújo, informou na audiência que segue a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), na distribuição de medicamentos na farmácia básica e que os médicos recebem a lista atualizada do estoque da farmácia. Ela informou ainda que existe muita procura de medicamentos fora dessa lista, quando prescritos por médicos particulares, sendo que, nessas ocasiões, a Secretaria encaminha ao médico do PSF.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */