Acessibilidade  |      

Fórum de Combate à Violência Obstétrica fará primeira reunião, nesta terça

Será realizada, nesta terça-feira (27), na Sala de Sessões da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, a primeira reunião do Fórum Interinstitucional de Prevenção e Combate à Violência Obstétrica na Paraíba para definir as primeiras ações a serem realizadas pelos órgãos integrantes para incentivar o parto humanizado e sensibilizar profissionais da saúde sobre más condutas e práticas equivocadas que se revelam como atos de violência contra mulheres gestantes, em trabalho de parto ou, ainda, no período do puerpério.

O fórum foi criado no início deste mês, através de um termo de cooperação técnica que foi assinado pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, Defensorias Públicas da União e do Estado da Paraíba e secretarias de Saúde do Estado e do Município de João Pessoa. Além de órgãos governamentais, o órgão é integrado por representantes da sociedade civil organizada. A iniciativa é o resultado da audiência pública sobre violência obstétrica, realizada em novembro do ano passado pela 2a promotora da Saúde de João Pessoa, Jovana Tabosa, e reuniu representantes de diversas instituições e entidades.

Os integrantes do fórum pretendem criar um banco de dados que agregue informações de diversos órgãos públicos sobre o tema, realizar qualificações direcionadas às equipes multiprofissionais de atenção às mulheres no período gestacional e promover reuniões periódicas visando aperfeiçoar o fluxo de denúncias de violência obstétrica. Uma das metas é contribuir para implementação dos protocolos do Ministério da Saúde e redução da mortalidade materna e fetal.


CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */