Acessibilidade  |      

2ª Promotoria da Saúde monitora desabastecimento de insulina em João Pessoa

O Ministério Público da Paraíba está monitorando o desabastecimento de insulina na rede pública de saúde. A 2ª Promotoria de Justiça dos Direitos da Saúde de João Pessoa requisitou informações à Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, responsável pela dispensação de dois tipos que estão em falta. Na última segunda-feira (28), foi informada que, neste momento, a falta de insulina Lantus ocorre por causa dos bloqueios nas estradas e que a Novorapid está em falta no Brasil.

De acordo com o Núcleo de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, em resposta à Promotoria de Justiça especializada, a carga de insulina glargina (Lantus®) se encontrava retida no Estado de São Paulo, na segunda-feira, por causa dos bloqueios nas rodovias. A insulina asparte (Novorapid®), que está em falta temporária no Brasil, deve chegar até a sexta-feira (dia 1º).

A promotora de Justiça, Jovana Maria Silva Tabosa, ressaltou que já ajuizou ação civil pública, nos autos do processo º 0792341-80.2007.815.2001, e que já há sentença totalmente favorável, que confirmou a tutela de urgência requerida para a dispensação das insulinas aos usuários que têm direito ao medicamento.

A promotora disse, ainda, que está acompanhando a situação atual e que espera que o problema se resolva o mais breve possível. Ela também ressaltou que o Ministério Público está cobrando a solução dos gestores para evitar pedir a execução da sentença, o que poderá acontecer caso verifique que o desabastecimento continua mesmo com os problemas logísticos solucionados.

 

Foto ilustrativa: Blog da Prefeitura de Goiânia

 

 

 

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */