Acessibilidade  |      

Promotoria de Guarabira discute ampliação do projeto “Saúde no Lugar Certo”

A Promotoria da Saúde de Guarabira realizou, nessa terça-feira (28), uma reunião para discutir a ampliação do Projeto “Saúde no Lugar Certo” para os municípios integrantes da pactuação que mais demandam pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarabira e no Hospital Regional.

A reunião foi presidida pela promotora de Justiça Andréa Bezerra Pequeno Alustau e contou com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Hospital Regional, da 2ª Gerência Regional de Saúde, e das Secretarias de Saúde de Pilõezinhos, Pirpirituba, Alagoinha, Araçagi e Belém.

A promotora Andréa Pequeno apresentou o projeto que consiste em melhorar o fluxo de atendimento da população e corrigir problemas como demora, superlotação do hospital e retenção de macas do Samu e Bombeiros, através do correto encaminhamento para cada serviço de saúde. Ela explicou que o projeto não acarreta incremento financeiro, baseando-se na educação da população para procura do adequado atendimento médico.

O projeto foi implantado em novembro do ano passado e foi capaz de organizar a rede de Guarabira, de acabar com a retenção de macas no hospital e na UPA da cidade e de reduzir em mais de 30% os atendimentos no Hospital Regional, através da contrarreferência dos casos mais simples às Unidades Básicas de Saúde (UBS). A promotora questionou ainda aos secretários dos municípios sobre a rede de atendimento em cada um deles.

Uma próxima reunião foi agendada no dia 26 de setembro, com a presença dos secretários e dos responsáveis pela Atenção Básica e Samu dos municípios. Para essa reunião serão convidados os promotores de Justiça de Pirpirituba, Alagoinha, Araçagi e Belém.

 

Rede dos municípios

Araçagi: nove unidades básicas de saúde, sendo seis na zona rural e três na urbana;

Alagoinha: sete UBS, sendo uma na zona rural e seis na urbana, uma unidade de pronto atendimento noturna e uma unidade básica do Samu;

Belém: oito unidades básicas de saúde, sendo duas rurais e seis urbanas, um hospital para cirurgias eletivas e atendimentos de urgência e emergência da classificação até a amarela;

Pilõezinhos: duas UBS, uma urbana e uma rural;

Pirpirituba: quatro unidades básicas, duas urbanas e duas rurais.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */