MPPB acompanha medidas de prevenção à covid em concurso público de CG; provas serão domingo
O Ministério Público da Paraíba realizou, nesta sexta-feira (30/10), um audiência para tratar das medidas de prevenção à covid-19 adotadas pela Comissão Permanente de Concurso, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para a realização do concurso público para provimento de cargos na área da saúde, em Campina Grande, que terá provas realizadas neste domingo (1/10).
A audiência foi presidida pela promotora de Justiça da Saúde de Campina Grande, Adriana Amorim de Lacerda, e teve a participação do secretário de Administração de Campina Grande, Diogo Flávio Lyra Batista; da presidente da Comissão de Supervisão e Acompanhamento da Execução do Concurso Público da PMCG, Ana Luíza Figueiredo Quirino Teixeira; e da presidente da Comissão Permanente de Concurso, da Universidade Estadual da Paraíba (CPCon/UEPB), Ana Alice Rodrigues Sobreira.
De acordo com a promotora, o concurso pra área da saúde foi objeto de um um termos e ajustamento de conduta (TAC) firmado entre o MP e o município diante da situação da falta de profissionais no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).
O secretário de Administração informou que a comissão de acompanhamento do concurso constatou que a UEPB está preparada para realizar o concurso, com área suficiente para garantir o distanciamento entre os 1.982 candidatos, com a observância de todas as medidas sanitárias necessárias.
A presidente da Comissão Permanente de Concurso da UEPB relatou que os trabalhos para manter a segurança na realização do concurso público estão sendo realizados por uma equipe de coordenadores e por um comitê de saúde do trabalhador. Ela informou ainda que a UEPB já realizou provas de concurso em outros municípios, mesmo durante a pandemia, não havendo nenhum tipo de aglomeração.
Já a Presidente da Comissão de Supervisão e Acompanhamento da Execução do Concurso Público da Prefeitura relatou sobre as medidas adotadas para garantir a segurança dos participantes e colaboradores do concurso público.
O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 16 de novembro de 2020.
Medidas tomadas
Entre as medidas informadas pela presidente da comissão da UEPB estão a destinação de dois locais para a realização das provas, com vistas a garantir o distanciamento mínimo de 1,5m entre os participantes. Também serão adotadas medidas de marcação de solo, além do uso obrigatório de máscaras, testagem de temperatura e higienização com álcool em gel.
Na Central de Aulas da UEPB serão destinadas 100 salas de aula, cuja ocupação se dará com menos da metade da capacidade. Outro local de realização de provas será o CCT, onde há a previsão para apenas 16 candidatos por sala e até salas isoladas para 8 candidatos.
Neste sábado (31/10), todos os ambientes serão pulverizados e higienizados. Haverá álcool em gel em todas as salas e em todos os banheiros e a cada saída e entrada de candidato, os ambientes serão higienizados. Outra medida adotada é a oferta de uma máscara descartável para o candidato que, durante a realização das provas, sentir-se desconfortável pela umidade de sua máscara e quiser trocá-la. Se houver recusa do candidato em utilizar a máscara, haverá sua eliminação, conforme previsão no edital.
Já a presidente da comissão de acompanhamento apontou que haverá testagem da temperatura de todos os candidatos e colaboradores ao ingressarem nos locais de aplicação de provas; exigência do uso de máscaras desde a entrada até a saída dos locais de prova, sob pena de eliminação. Também será permitido ao candidato levar álcool gel ao local de prova, desde que em embalagem transparente.
Confira a concorrência