Novembro Azul: MPPB alerta para o cuidado integral com a saúde do homem
Novembro chegou e o foco se volta à campanha de prevenção ao câncer de próstata. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que são esperados mais de 65 mil novos casos para 2021 e a mortalidade por esse tipo de câncer aumentou 10% nos últimos cinco anos. Contudo, a questão vai além do câncer de próstata. Conforme o Ministério da Saúde, o mês de novembro é dedicado à conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Por isso, o Ministério Público da Paraíba traz o recado do cuidado com a saúde integral: "Por você e pelos seus, cuide-se! Novembro Azul - Pela saúde do homem".
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, no Brasil, os homens vivem em média 7,1 anos menos do que as mulheres. Excetuando-se as causas externas, como a violência, as doenças cardiovasculares e os tumores são as maiores causas de morte de homens do país, o que mostra a importância dos cuidados integrais com a saúde por parte do homem.
Núcleo
No MPPB, o Núcleo de Bem-Estar e Qualidade de Vida tem se engajado nas campanhas de conscientização sobre a saúde - como o Novembro Azul - em relação a membros e servidores da instituição. A coordenadora do núcleo, procuradora Janete Maria Ismael, destaca que o órgão visa à qualidade de vida dos membros e servidores do Ministério Público. "Para tanto, participa de todas as campanhas em prol da saúde, objetivando a proteção dos membros e servidores e de toda a família", acrescenta.
Sobre o Novembro Azul, a procuradora destaca que é um alerta que se dá para a população masculina se conscientizar da necessidade de prevenção. "A preocupação é por ser uma doença de grande porte e que, ao adquiri-la, atinge toda a família", ressalta.
A procuradora Janete Ismael ainda realçou a importância da prevenção como demonstração de afeto. "O cuidado preventivo é uma forma de demonstrar amor e proteção a si próprio e à família".
Recomendações relativas ao câncer de próstata (Fonte: Inca e Sociedade Brasileira de Urologia)
-Segundo tipo de câncer mais comum em homens, atrás do câncer de pele não melanoma.
- Fatores de risco: idade, histórico familiar, sobrepeso e obesidade.
-Na fase inicial, ele pode não apresentar sintomas. Quando aparecem, em geral, são: dificuldade de urinar, sangue na urina; diminuição do jato da urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia e a noite.
-Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários, queda do estado geral, insuficiência renal, dores fortes.
-Exames para detecção: toque retal e dosagem de PSA no sangue.
- Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, se houver histórico familiar, devem ir anualmente ao urologista para os exames.
Cuidados com a saúde do homem (Fonte: Ministério da Saúde)
-Procure os serviços de saúde não apenas quando estiver com uma doença; mas para se prevenir.
-Evite o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas.
-Tenha uma alimentação adequada e saudável.
-Pratique exercícios físicos regularmente.
-Converse sobre problemas e preocupações com a(o) parceira(o), familiares, amigos, profissionais de saúde.
-Peça ajuda quando se sentir sobrecarregado por alguma situação de estresse.
-Mantenha a carteira de vacina atualizada.
-Use preservativo nas relações sexuais.
-Evite o cigarro.
-Realize exames de rotina periodicamente.
-Cultive bons hábitos de higiene pessoal.
O Núcleo de Bem-Estar e o Setor Médico estão à disposição para orientação através dos contatos: 83 2107-6011 ou 9.9175-3726/