O Ministério Público da Paraíba promoveu, na manhã desta sexta-feira (07/11), uma audiência para discutir as políticas, ações e estratégias de segurança em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais públicos do município. A reunião abordou as medidas implementadas para aprimorar a segurança nesses ambientes. Ao final foi destacada a importância da conscientização da população.
A audiência foi conduzida pelos promotores de Justiça Jovana Pordeus e Silva e Leonardo Pereira de Assis, que atuam na defesa da saúde de João Pessoa, e teve a participação de diretores de unidades de pronto atendimento, hospitais e representantes da Secretaria de Saúde do Município e da Guarda Municipal da Capital.
A promotora Jovana Pordeus ressaltou a finalidade do evento. “Essa audiência teve como foco principal a análise e o diagnóstico da segurança nas unidades de saúde de João Pessoa, incluindo USFs, UPAs e hospitais. Contamos com a presença dos diretores dessas unidades e da Guarda Municipal, que já implementou diversas medidas, como rondas frequentes e a instalação de botões de pânico em consultórios. Iremos, em conjunto com o doutor Leonardo Pereira, aprofundar o estudo das informações apresentadas para que possamos prosseguir no nosso objetivo comum de aprimorar a segurança em todas as unidades de saúde da capital”, disse.
O promotor Leonardo Pereira salientou a importância da conscientização da população sobre o fluxo de atendimento do SUS para evitar situações de conflito e garantir um ambiente mais seguro para profissionais e pacientes. Ele reforçou que a educação da comunidade é fundamental para o sucesso das políticas de segurança implementadas.
Os diretores das unidades de saúde falaram sobre a alta demanda de atendimento com relator de situações de risco à segurança vivenciadas pelos profissionais de saúde. Eles destacaram ainda que as unidades possuem botão de pânico para acionar a Guarda Municipal e elogiaram a atuação dos guardas. Foi ressaltado ainda o impacto negativo da desinformação nas redes sociais, reforçando a necessidade de educar a população sobre o fluxo do SUS e os riscos da desinformação.
Os representantes da Guarda Municipal detalharam o videomonitoramento que é realizado nos prédios públicos municipais, incluindo todas as UPAs e hospitais e explicaram que o botão de pânico garante a intervenção de uma equipe para solucionar conflitos de forma conciliatória. Também foi apresentado o trabalho de rondas que a Guarda Municipal realiza diariamente em toda a cidade.
Ao final, foram sugeridas medidas para conscientizar a população sobre os fluxos de atendimento nas diversas unidades de saúde, que seguem um protocolo internacional de classificação de riscos, de forma que as pessoas saibam qual serviço devem para o atendimento adequado das especificidades de seu caso.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB