Ditec alerta integrantes do MPPB sobre mudança para acesso ao PJe
 
	A Diretoria de Tecnologia da Informação do Ministério Público da Paraíba (Ditec/MPPB) alerta os integrantes da instituição sobre a mudança implementada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJPB) no Sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe). É que, a partir da próxima segunda-feira (3/11), os usuários externos (entre eles membros, servidores e assessores da instituição ministerial, advogados, partes e demais interessados), só terão acesso ao sistema através da autenticação em múltiplos fatores (MFA).
De acordo com o TJPB, a medida atende à Portaria 140/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como objetivo aumentar e fortalecer a segurança dos serviços digitais do Poder Judiciário, evitando o golpe do “falso(a) advogado(a), onde estelionatários acessam a tramitação de processos e enganam as pessoas solicitando pagamentos para que o recebimento de valores seja feito de forma mais rápida”.
O diretor da Ditec, Clayton Queiroz de Oliveira, destaca a importância de os integrantes do MPPB consultarem o Manual do Usuário, disponibilizado pelo TJPB, para saberem como proceder à autenticação de 2 Fatores (2FA). A medida visa evitar problemas no acesso ao sistema.
Segundo o TJPB, os usuários(as) com conta Gov.br de nível Ouro e verificação em duas etapas ativada poderão utilizar essa opção de autenticação diretamente pelo aplicativo Gov.br, disponível gratuitamente na Google Play e App Store.
Além do Gov.Br, o PJe passa a contar com outras opções de autenticação por meio de aplicativos autenticadores, também disponíveis nas lojas digitais. Será possível utilizar códigos temporários (tokens) gerados por ferramentas como Google Authenticator, Microsoft Authenticator ou FreeOTP. Esses aplicativos geram um código de seis dígitos que muda periodicamente e deve ser inserido no momento do login, garantindo proteção adicional contra acessos indevidos.
Também permanecem disponíveis as opções de acesso com login e senha ou com certificado digital.
O novo modelo de autenticação visa garantir maior disponibilidade e segurança no processo.
Confira abaixo o passo a passo:
1 - Para ingressar nas plataformas eletrônicas do Poder Judiciário, o primeiro passo é o usuário se autenticar no sistema que deseja acessar com seu login e senha ou com o certificado digital.
2 - No primeiro acesso, será exibido um QR Code para configuração de um aplicativo autenticador (Google Authenticator, FreeOTP ou similar).
3 - Em seguida, será preciso digitar o código temporário de seis dígitos gerado no aplicativo autenticador instalado no celular. Esse código único expira em pouco tempo e precisa ser gerado novamente a cada novo acesso.
Manual de acesso utilizando o Gov.br
Manual de acesso utilizando ferramenta de autenticação 2FA
Com Ascom do TJPB
 
				
