Acessibilidade  |      

Projeto “Nome Legal” promove mutirões em Catolé e Brejo do Cruz

Mais de 200 mães cujos filhos não têm o nome do pai nas certidões de nascimento foram atendidas nos dias 23 e 24 de abril, nos municípios sertanejos de Brejo do Cruz e Catolé do Rocha, respectivamente, pela equipe do projeto “Nome Legal”, do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e das promotorias de Justiça locais.

Em Brejo do Cruz, os trabalhos tiveram o apoio da promotora de Justiça Fabiana Pereira Guedes. Lá, foram atendidas 104 mães e feitos seis reconhecimentos de paternidade voluntários.

Já em Catolé do Rocha, foram ouvidas 130 mães, com 26 reconhecimentos voluntários de paternidade. O mutirão teve o apoio do promotor de Justiça local, Itálo Mácio de Oliveira Sousa.

O projeto “Nome Legal” é uma das prioridades do Ministério Público da Paraíba na área da família e faz parte do planejamento estratégico da instituição. Seu objetivo é combater o sub-registro de paternidade e garantir que todas as crianças e adolescentes tenham o nome da mãe e do pai nos registros civis, o que garante, consequentemente, à criança outros direitos como a pensão alimentícia e visita em instituições, como unidades prisionais, nos casos em que o pai da criança cumpre pena em regime fechado.

O “Nome Legal” também tem como meta promover os benefícios sociais e psicológicos que o reconhecimento da paternidade e o convívio com a figura paterna podem trazer para o desenvolvimento emocional, cognitivo e global das crianças.

O projeto vem sendo desenvolvido sob a coordenação do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça Cíveis e da Família, desde 2011. Desde 2013, a promotora de Justiça Paula Camillo Amorim é a gestora do “Nome Legal”.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */