Acessibilidade  |      

“Atenção ao usuário de drogas e à família”: mais três municípios realizam audiências do projeto

O projeto “Atenção ao Usuário de Drogas e à Família”, do planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba, realizou esta semana audiência nos municípios de Bayeux, Esperança e Campina Grande. As audiência contaram com a participação da coordenadora do Caop Cíveis e Família, Paula Camillo Amorim, uma das gestoras do projeto, e da coordenadora estadual de Saúde Mental, Shirlene Queiroz. O objetivo do projeto é fortalecer a rede de tratamento aos usuários de drogas, através de capacitação, fiscalizações nas sedes dos Centros de Atendimentos Psicossocial (Caps) e implantação e incentivo de programas de tratamento dos usuários, envolvendo família e comunidade.

Em Bayeux, sob a presidência da promotora de Justiça Maria Edlígia Chaves, a audiência ocorreu na última segunda-feira (8). Ao final das discussões, ficou decidido que a Promotoria vai recomendar ao prefeito e aos secretários que o Centro de Apoio Psicossocial (Caps) II preste atendimento ao público usuário de álcool e outras drogas. Também será recomendado a criação de um grupo de trabalho formado por todos os agentes da rede de saúde mental e psicossocial do município para discutir políticas públicas. Esse grupo deve realizar oficinas, fazer mapeamento de usuários para a construção de políticas públicas

 

Em Esperança

A audiência em Esperança ocorreu na última terça-feira (9) e foi presidida pela promotora de Justiça Fábia Cristina Dantas e contou com representantes dos municípios de Esperança e São Sebastião de Lagoa de Roça.

Como resultado, ficou definida uma recomendação aos prefeitos e secretários para criação de grupos de trabalho com integrantes da rede de tratamento, sendo que a primeira reunião do grupo de Esperança será realizada no dia 2 de julho, às 14h, na Secretaria da Educação local, e de São Sebastião de Lagoa de Roça, no dia 8 de julho, às 14h, na Secretaria da Educação. Será recomendado ainda o atendimento a crianças e adolescentes usuários de drogas pelo Caps I; incentivo a atividades culturais e esportivas; criação de rede de comunicação de combate ao tráfico de drogas; elaboração de cartilha e realização de palestras preventivas para pais e alunos.

 

Em Campina Grande

Já em Campina Grande, a audiência aconteceu na quarta-feira (10) e foi presidida pela promotora de Justiça Elaine Cristina Alencar. A recomendação que será feita ao prefeito e secretários abrangerá a criação de uma comissão intersetorial para elaborar e executar ações voltadas à prevenção ao uso de drogas; a realização de oficina de realinhamento com o objetivo de dar conhecimento aos atores da rede de atendimento psicossocial quanto às atribuições de cada instrumento, com data prevista para 27 de julho, no Centro de Eventos Marista.

Outras recomendações serão para diagnosticar as áreas críticas do município; realizar “Dia D”, nessas áreas críticas; elaborar cartilha sobre os serviços de atenção psicossocial; assegurar a continuidade do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Lagoa Seca; incentivar e estender os projetos “Loucos por bola” e “Família que protege”.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */