Acessibilidade  |      

“Atenção ao Usuário de Drogas e à Família”: audiência é realizada em Patos

O município de Patos recebeu, na quarta-feira (1º), a audiência do projeto “Atenção ao Usuário de Drogas e à Família”, que integra o planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba. A audiência foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Patos e contou com a participação do promotor de Justiça Túlio César Fernandes, da gestora do projeto, promotora Paula Camillo Amorim, e da coordenadora estadual de Saúde Mental, Shirlene Queiroz.

Após a apresentação do projeto e discussão de propostas, ficou resolvido que o Ministério Público vai recomendar aos prefeitos e secretários a fiscalização na implementação de políticas públicas relacionados à rede de atenção psicossocial na região de Patos, atinentes aos pactos com recursos liberados. Também será recomendada a delimitação de ações e procedimentos de internação, com priorização do atendimento na cidade onde o paciente reside.

A Promotoria vai recomendar ainda a criação de um fórum com representantes de diversos órgãos da área de saúde e assistência social para articulação e debates sobre prevenção, tratamento e combate às drogas, que terá a primeira reunião realizada no dia 21 de julho; a criação de grupos de terapias comunitárias para acompanhamento de pacientes de saúde mental.

Também será recomendado a realização de eventos de sensibilização e capacitação dos agentes de saúde para mapeamento dos usuários de drogas e o respectivo encaminhamento aos serviços de saúde; a adoção de medidas educativas dentro das escolas; identificação, através de pesquisa com estudantes da rede municipal, das opções de lazer, esporte, cultura e atividades profissionalizantes a serem praticados e implementados.

O objetivo do projeto “Atenção ao Usuário de Drogas e à Família” é fortalecer a rede de tratamento aos usuários de drogas, através de capacitação, fiscalizações nas sedes dos Centros de Atendimentos Psicossocial (Caps) e implantação e incentivo de programas de tratamento dos usuários, envolvendo família e comunidade.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */