Dois municípios realizam audiências do projeto “Atenção ao Usuário de Drogas e à Família”
Os municípios de Teixeira e São Bento, no Alto sertão da Paraíba receberam audiências do projeto “Atenção ao Usuário de Drogas e à Família. As audiências ocorreram nas últimas quarta e quinta-feira e contaram com a participação da gestora do projeto, promotora Paula Camillo Amorim, e da coordenadora estadual de Saúde Mental, Shirlene Queiroz.
Em Teixeira, a audiência ocorreu, na última quarta-feira (14), na sala do Tribunal de Juri da Comarca de Teixeira, presidida pelo promotor de Dennys Carneiro Rocha dos Santos. Depois das discussões, o Ministério Público vai elaborar as seguintes proposições que serão recomendadas aos prefeitos e secretários de Saúde e Assistência Social: formação de grupos de apoio aos familiares; implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para pais, responsáveis e filhos; criação de espaço de laser para crianças e adolescentes; criação de espaço para realização de oficinas; reuniões mensais entre os serviços para que conheçam as atribuições e discutam casos concretos, criando projeto com a participação de jovens; instalação do Centro de Convivência que já foi pactuado, além de cobrar especificamente do Município de Desterro a instalação do Caps I.
Já em São Bento, a audiência aconteceu na última quinta-feira (15), no Fórum da Comarca, presidida pelo Promotor de Justiça, Alberto Vinícius Cartaxo da Cunha. Ficou definido que será recomendado ao prefeito e secretários municipais a realização de reunião para o mapeamento dos usuários de droga e identificação de oficinas de interesse de jovens e adolescentes; formação de um grupo com representantes da rede de proteção, com uma agenda protegida, sendo sempre na segunda quinta-feira de cada mês. A primeira reunião está marcada para o próximo dia 28. Além da solicitação de recursos para implantação de um Caps Ad III; e tão logo esteja funcionando, seja solicitado o recurso de implantação da Unidade de Acolhimento Adulto.
No final das reuniões, todos concordaram com as medidas e assumiram colaborar efetivamente com o projeto que integra o planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba e tem como objetivo fortalecer a rede de tratamento aos usuários de drogas, através de capacitação, fiscalizações nas sedes dos Centros de Atendimentos Psicossocial (Caps) e implantação e incentivo de programas de tratamento dos usuários, envolvendo família e comunidade.