Acessibilidade  |      

Princesa Isabel, Itaporanga e Picuí recebem audiências do projeto “Atenção aos Usuários de Drogas e às Família”

Nos últimos dias 21, 22 e 23, os municípios de Princesa Isabel, Itaporanga e Picuí, respectivamente, receberam as audiências públicas do projeto “Atenção aos Usuários de Drogas e às Família”, que integra o planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba. As três audiências contaram com a participação da gestora do projeto, promotora de Justiça Paula Camillo Amorim, e a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado, Shirlene Queiroz.

A audiência em Princesa Isabel foi realizada na sede da Promotoria de Justiça e presidida pelos promotores Ernani Lucas Menezes e Thomaz Ilton dos Santos. Após as discussões, ficou acordado que o MP vai recomendar aos prefeitos a formação de um grupo com representantes da rede de proteção, do Hospital Regional de Princesa Isabel, da 11ª Gerência de Saúde e das escolas.

Também será recomendado que o município solicite recursos para implantação de quatro leitos de saúde mental para o Hospital Regional de Princesa Isabel; que divulgue os serviços da rede de tratamento através de cartilhas informativas e da Rádio Princesa; e formação de um grupo condutor da rede de Atenção Psicossocial.

 

Itaporanga e Picuí

A audiência em Itaporanga foi presidida pelo promotor de Justiça Reynaldo Di Lorenzo Serpa Filho e realizada na sede do MP. Ficou definido, ao final, que uma recomendação será expedida aos prefeitos e secretários para a formação de um grupo com representantes da rede de proteção, de igrejas, dos Alcoólicos Anônimos e da Maçonaria, com reuniões mensais; integrar os policiais civis e militares na discussão do tema; divulgar os serviços da rede de tratamento com cartilhas e nas rádios locais; viabilizar a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd); rodas de conversa entre a rede de tratamento e as mães, iniciando no bairro Alto das Neves; criação de fluxograma dos serviços para técnicos, professores e agentes de saúde; realização de audiências com a comunidade sobre esportes e outras atividades; e incentivas a Liga de Esportes.

Já em Picuí, a audiência ocorreu na Câmara de Vereadores, sendo presidida pelo promotor de Justiça Leonardo Quintans Coutinho. Como resultado da reunião, será recomendado ao prefeito e secretários a formação de um grupo com representantes da rede de proteção, de igrejas, dos Alcoólicos Anônimos e da Maçonaria, com reuniões mensais; implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD III; solicitar ao Estado a implantação de cinco leitos de saúde mental no Hospital Regional de Picuí; e criação de grupos de apoio às famílias.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */