Capacitação da rede de atendimento aos usuários de drogas acontece na próxima semana, em Patos
Nas próximas segunda e terça-feira (26 e 27), os municípios de Patos, Teixeira, Itaporanga, Princesa Isabel, São Bento, Cajazeiras, Sousa e Pombal serão contemplados com a terceira capacitação da rede de atendimento aos usuários de drogas, prevista no Projeto “Atenção aos Usuários de Drogas e à Família”, o evento vai ocorrer na Câmara Municipal de Patos, Alto Sertão da Paraíba, localizada na Rua Horácio Nóbrega, nº 600, Belo Horizonte.
No dia 26, os trabalhos terão início a partir das 9h com apresentação da “ Atividade 1 do caderno”, em seguida terá a apresentação do tema: “O que é tratamento Comunitário e os objetivos”. A partir das 10h15 será iniciada a Atividade 2 que vai abordar o tema “Formando e transformando Conceitos –painel e complementação”. As atividades retornam no início da tarde com o tema “Caso – Instrumentos do Tratamento Comunitário”, em seguida às 16h começa a Atividade 3 abordando “FPC e Diário de campo” e a partir das 18h iniciasse o “Plano de Ação – ação de vinculação”.
Já no dia 27, as atividades iniciam a partir das 8h, com o tema “Reflexão como você atua em rede?” A partir das 9h será debatido o tema: “ Conceito de redes – sistemas” e às 10h começa a Atividade 4 “rede subjetiva do parceiro”, os trabalhos se encerram às 11h com o tema: “Eixos do TC”. Os trabalhos retornam na parte da tarde com a retomada da Atividade 4 q1ue abordará o tema “Diário do Tratamento Comunitário”. Já às 16h começará a Atividade 5 que falará sobre “ Rede subjetiva comunitária da equipe”. A partir das 17h será abordado o tema “Mapa Ecológico – rede de recursos (sistema instituído x sistema organizado)” a as atividades se encerram às 18h com o tema “Como entrar na comunidade.”
A capacitação integra o planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba, coordenado pelos Caop Cível e Família e o Caop da Saúde e é voltado para os profissionais do Centro de Apoio Psicossocial (Caps); Centro de Referência em Assistência Social (Cras); Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas); Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf); Conselho Tutelar e Educação.
De acordo com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Cíveis e da Família, a promotora de Justiça Adriana França Campos, o curso tem como objetivo o fortalecimento da formação, promoção e disseminação de ações de intervenção em rede no âmbito comunitário que favoreçam a transformação de realidades sobre o uso de drogas e vulnerabilidades associadas, com acompanhamento técnico-científico buscando fortalecer a integração das Políticas Públicas em Saúde, Educação, Assistência Social, Justiça e Trabalho, através da aproximação entre o poder público, as instituições de ensino superior e a comunidade.