Promotores e assessores participam de evento sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência
O Ministério Público da Paraíba, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Cíveis, Família, Cidadania e Direitos Fundamentais, abriu, na manhã desta sexta-feira (10), o Debate sobre as novas alterações do Código Civil: O Estatuto da Pessoa com Deficiência e suas repercussões”. O evento é voltado para promotores de Justiça e assessores e ocorre no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa.
A coordenadora do Caop Cível, Família, Cidadania e Direitos Fundamentais, promotora Adriana França, informou que o evento foi idealizado a partir de demandas recebidas pelo Caop. “Este é o momento oportuno, adequado de discutir as modificações trazidas pela Lei 13.146/2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência”, disse.
O 2º subprocurador-geral Valberto Lira, que representou o procurador-geral Bertrand Asfora, destacou a importância da discussão do Estatuto da Pessoa com Deficiência, relatando o histórico de construção dessa legislação. Participaram da mesa de abertura o secretário-geral do MPPB, promotor João Arlindo Corrêa Neto, e o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor Lúcio Mendes.
Palestra
A primeira palestra do evento foi ministrada pelo advogado e professor universitário Rodrigo Toscano de Brito, que falou sobre “Sistema de capacidade civil após a entrada em vigor do EPD e suas repercussões no direito dos contratos, das famílias e das sucessões”. O coordenador da mesa foi o 2º promotor do Cidadão de João Pessoa, Victor Granadeiro.
Ele explicou que o Estatuto visa dar dignidade à pessoa com deficiência. A palestra ficou os aspectos dos atos negociais envolvendo a pessoa com deficiência, principalmente os contratos. O professor abordou o sistema de capacidade civil destacando que a pessoa com deficiência é dotada de plena capacidade legal. Também foram abordadas questões práticas envolvendo contratos firmados por pessoas com deficiência e as especifidades abrangidas nisso.