Acessibilidade  |      

Palestra aborda a alienação parental, em Campina Grande

A promotora de Justiça Liana Espínola Pereira de Carvalho, da Promotoria da Família de Campina Grande, proferiu uma palestra para os participantes do I Simpósio Multidisciplinar de Direito de Família, promovido pela Faculdade Maurício de Nassau no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). A participação da representante do Ministério Público da Paraíba (MPPB) aconteceu na quinta-feira da semana passada (24).

A palestra da promotora Liana Espínola abordou síndrome de Alienação Parental, ocorrência que compromete o direito à convivência familiar da criança, do adolescente e das pessoas com deficiência e incapazes de exprimir a sua própria vontade. O público alvo desse simpósio promovido pela Faculdade Maurício de Nassau reuniu conselheiros tutelares, psicólogos, assistentes sociais, estudantes de Direito e agentes outros ligados, direto ou indiretamente, às questões relacionadas à problemática da infância de juventude.

 

Recomendação

Ao participar de eventos desta natureza por intermédios de seus membros, o MPPB está cumprindo recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), expedida em abril deste ano, aos MP´s estaduais, orientando-os a empreenderem esforços administrativos e institucionais para dar o fomentar a atuação de seus promotores e procuradores de Justiça na defesa do direito da criança, do adolescente, portadores de deficiência, interditados e incapazes no que concerne ao combate à Alienação Parental.

Entre os importantes pontos enumerados pelo CNMP sobre esta questão, está a recomendação aos membros dos MP´s com atribuições nas áreas de Família e Infância e Juventude para realizarem ações coordenadas para a conscientização dos pais sobre os prejuízos da Alienação Parental e da eficácia da guarda compartilhada.

A Alienação Parental, segundo estudiosos do assuntos, trata-se de um distúrbio no qual uma criança, numa base contínua, cria um sentimento de repúdio a um dos pais sem qualquer justificativa.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */