Acessibilidade  |      

Nupar e Promotoria de Alagoa Grande promovem mutirão para combater sub-registro de paternidade

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) promoveu, através do Núcleo de Promoção da Paternidade 'Nome Legal' (Nupar), um mutirão no município de Alagoa Grande (a 108 quilômetros de João Pessoa). Foram realizadas cerca de 30 oitivas. Três reconhecimentos de paternidade foram feitos espontaneamente.

O mutirão aconteceu na sede da Promotoria de Justiça de Alagoa Grande e foi uma iniciativa do promotor de Justiça João Benjamim Delgado Neto, que teve a participação da equipe do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Família, coordenado pela promotora Adriana de França Campos.

O trabalho do Nupar visa combater o subregistro de paternidade e garantir a todas as crianças e adolescentes o direito de ter o nome do pai e da mãe em seus registros de nascimento e, com isso, outros direitos como pensão alimentícia, herança, direito à visita, etc.

Para sua implementação, o MPPB firmou parcerias com cartórios de registro civil e com o Hemocentro. Os primeiros fazem a triagem e encaminham ao Nupar os casos em que há registro civil incompleto, além de providenciarem, gratuitamente, a averbação do nome do genitor nas certidões. Já o Hemocentro realiza os exames de DNA, também de forma gratuita, caso haja dúvidas quanto a paternidade da criança.

Quando não é possível a solução da questão de forma amigável, as promotorias também ingressam com ações de investigação de paternidade na Justiça.
   

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */