O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Deusdete Queiroga, assinou nessa terça-feira, 15, na Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor de Campina Grande, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se compromete, dentre outros pontos, a adotar medidas técnico-administrativas visando à redução das perdas de água nas unidades dos sistemas de abastecimento alimentados pelo açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), desde a capacitação, passando pelas adutoras e, principalmente, nas redes urbanas de distribuição das 27 localidades abastecidas por aquela manancial.
Durante a audiência, presidida pela promotora de Justiça Adriana Amorim de Lacerda, de Defesa do Consumidor, o presidente da Cagepa assumiu o compromisso formal de, no prazo de 30 dias, elaborar um plano de redução de perdas, no qual deverá constar um cronograma que relacione as medidas a serem adotadas, seus objetivos específicos, os meios para a execução e acompanhamento e os parâmetros de avaliação de desempenho, a ser encaminhado ao Ministério Público da Paraíba.
Outro item acordado entre o Ministério Público e a Cagepa se refere ao reaproveitamento das águas das lavagens dos filtros das estações de tratamento, enquanto providência seja tomada para uma licitação definitiva sobre o projeto. Enquanto esse processo estiver em fase de andamento, a Companhia terá 40 dias para reativar o antigo sistema.
As medidas que resultaram na assinatura de um TAC entre a Promotoria do Consumidor e a Cagepa se devem ao problema de água que vem ocorrendo na Paraíba e, em particular, em Campina Grande, acentuado nos últimos meses por conta da diminuição do volume de água do açude Epitácio Pessoa. Atualmente, o reservatório, cuja capacidade máxima é pouco mais de 400 milhões de metros cúbicos de água, está com menos da metade desse volume.
Procurador-geral - Na semana passada, o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Bertrand de Araújo Asfora, garantiu à promotora Adriana Amorim de Lacerda e aos próprios dirigentes da Cagepa que, se necessário for, intercederá inclusive junto ao governador Ricardo Coutinho no sentido de viabilizar medidas cabíveis para evitar que Campina Grande seja submetida ao desconforto racionamento de água.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB