O Ministério Público da Paraíba sediou, nessa quarta-feira (16), uma audiência pública para discutir a segurança, fiscalização e licitação dos transportes públicos da Capital e região metropolitana de João Pessoa. Mais de 100 pessoas participaram do evento promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos Humanos (CEDH-PB).
O procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, participou da abertura da audiência destscando a importância do evento por discutir um tema que atinge não somente a região metropolitana de João Pessoa, mas também todo o Estado. Participaram ainda os promotores de Justiça Marinho Mendes, representante do MPPB no CEDH, Manoel Serejo, Valério Bronzeado e Sônia Maria Paula Maia.
Como resultado da audiência, o Conselho recomendou ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER/PB) que cancele a autorização da empresa Santa Rita, no prazo de 30 dias e realize procedimento de licitação da linha Santa Rita em 60 dias. Além disso, foi recomendado ao DER/PB que reforce as fiscalizações 'in loco” no prazo de 30 dias.
O Conselho também recomendou que dentro de seis meses, DER/PB e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) fiscalizem toda a frota da região metropolitana de João Pessoa. A Semob deve permitir a participação popular no Conselho de Composição de Custos da Tarifa e ainda DER e Semob devem promover auditagem no lucro auferido pelas empresas.
Pneus carecas - Cerca de 50 participantes, entre usuários do transporte coletivo urbano e representantes de empresas, associações, órgãos e entidades, se inscreveram para ter a palavra e expor problemas existentes nas linhas de transportes coletivos na Capital e Região Metropolitana. Por conta do tempo, nem todos os participantes inscritos puderam falar, mas os que se manifestaram fizeram graves denúncias, como ônibus trafegando sem freios, sem farol, limpeza e até com pneus carecas, entre várias outras irregularidades.
Além do público presente, compareceram representantes de empresas de ônibus, sindicatos, Movimento Passe Livre de Santa Rita, Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, Polícia Rodoviária Federal, DER/PB, prefeituras de João Pessoa e região metropolitana, câmaras municipais de João Pessoa e região metropolitana, Semob/JP e Semob de Cabedelo, Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC/JP) e Setransp.
Com Ascom/PRPB
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB