O Ministério Público da Paraíba promoveu, nessa quinta-feira, 24, mais uma audiência de acompanhamento às medidas que estão sendo adotadas para evitar um colapso no abastecimento de água de Campina Grande. A reunião foi coordenada pela promotora Adriana Amorim de Lacerda, do direito do Consumidor, com a participação de representantes da Agência Nacional de Água (ANA); DNOCS; Cagepa; AESA; UFCG; Parque Tecnológico; Câmara Municipal; Assembleia Legislativa; Associação dos Irrigantes do Açude Epitácio Pessoa; Prefeitura de boqueirão; ambientalistas e do procurador de Justiça aposentado Agnello Amorim.
Um dos pontos mais focados pela Promotoria do Consumidor foi identificar o grau de cumprimento dos termos do ajustamento de conduta firmado entre o MPPB e a Cagepa, principalmente no que se refere ao combate ao desperdício de de água. Na ocasião, o engenheiro daquela Companhia estatal, José Mota Vitor, garantiu que providências técnico-administrativas já estão sendo adotadas, a exemplo, da renovação da frota de veículos, da aquisição de material e da ampliação das equipes responsáveis pelo trabalho de manutenção das redes de distribuição.
Os representantes dos produtores de hortifrutigranjeiros, por sua vez, informaram que continuam reduzindo a irrigação nos arredores do Açude Epitácio Pessoa, mas cobraram, por outro lado, mais empenho do poder público no que se refere ao combate à degradação e ao assoreamento daquele reservatório, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outros 20 municípios do Compartimento da Borborema.
Atualmente, o Açude Epitácio Pessoa está com apenas 41% da sua capacidade de armazenamento, que é de aproximadamente 450 milhões de metros cúbicos de água.
A promotora Adriana Amorim de Lacerda, que disse estar satisfeita com as medidas adotadas por força do TAC entre o MPPB e a Cagepa, marcou para o dia 19 de dezembro uma nova audiência, ocasião em que a Companhia de água voltará a apresentar relatórios a cerca de medidas que estão sendo tomadas, para que a discussão sobre o assunto seja sequenciada.
Participaram da reunião Rodrigues Flecha (ANA); Avanir Ponce e Everaldo Jacobino de Moura (DNOCS); deputado Francisco de Assis Quintans (ALPB); vereador Antônio Luis Cabral (CMCG); prefeito João Paulo Barbosa II (Boqueirão); João Vicente e Porfírio Catão (AESA); professor Janiro Costa Rêgo (UFCG); Vicente de Paulo Albuquerque (PaqTcPB); ambientalista Ramiro Manoel Pinto e Kristeny Leite Chaves (Associação dos Irrigantes).
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB