Acessibilidade  |      

MP participa de audiência no Senado sobre o açude Boqueirão

O Ministério Público da Paraíba, representado pela promotora de Justiça do Consumidor de Campina Grande, Adriana Amorim, participou, na semana passada, da audiência pública no Senado Federal que tratou da gestão do açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, que abastece 20 municípios, entre eles Campina Grande. A audiência foi realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e requerida pelo senador Cícero Lucena.

 

A promotora Adriana Amorim externou a preocupação do MP com a situação do açude Boqueirão, que está com 39,7% do seu volume e chegará a seu volume morto, ou seja, ao volume indisponível para captação de água, se não chover, em janeiro de 2015.

 

Ela informou ainda que o Ministério Público da Paraíba fez um Termo de Ajustamento de Conduta com a Cagepa para um melhor controle do desperdício da água. Segundo a promotora, houve perdas relacionadas a vazamento nas cidades. “Essa companhia, tendo em vista todos esses setores, deve fazer a sua parte verificando a questão das perdas, que são inconcebíveis diante da situação em que nos encontramos”, afirmou.

 

Requerimento

A CDR aprovou requerimento para a realização de uma reunião com representantes do governo da Paraíba, na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), a fim de buscar uma solução de emergência para a situação de falta de abastecimento de água enfrentada por vários municípios do sertão paraibano.

 

Segundo o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, estima-se que a seca atual é a pior entre 30 e 50 anos no semiárido nordestino. Ele afirmou ainda que o registro de precipitação é o pior nos últimos cem anos. Para Guillo, outra causa da situação alarmante que vive a região é o fato de o país ter um nível de reservação de água muito pequeno.

 

Fonte: Agência Senado

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb