Promotoria de Justiça firma Termo de Compromisso para realização do “Micaranhas”
A Promotoria de Justiça de São José de Piranhas firmou termo de cooperação e compromisso com diversos órgãos sobre o carnaval fora de época do município, chamado “Micaranhas”, que será realizado entre os dias 16 a 18 de maio. Ficou acordado que serão realizadas duas inspeções nas instalações do evento (camarotes, palcos, banheiros químicos, tenda Mix e todas as demais estruturas). A primeira vai ocorrer no dia 14 de maio, às 16h, e a outra no dia 16, às 9h, e terão a participação do Corpo de Bombeiros, polícia militar, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PB), Vigilância Sanitária municipal, responsável pela empresa contratada para a colocação da estrutura física do evento e Secretário de Obras e Urbanismo.
O termo assinado pela promotora de Justiça Fabiana Mueller e representantes da Prefeitura de São José de Piranhas, da Polícia Militar, do Conselho Tutelar,
De acordo com o termo, a PM vai fornecer plataformas de observação, seis viaturas, 60 policiais, oito motos, P2 , BOPE e policiamento para fiscalização do trânsito urbano. Os paredões ficarão restritos às Praças nos horários das 14h às 22h. Em relação aos blocos, cada caso será analisado pela Polícia Militar. O horário do encerramento do evento ocorrerá as 4h30, com tolerância de 30 minutos
O Conselho Tutelar se comprometeu a disponibilizar pelo menos um conselheiro por dia no período do Micaranhas, junto às autoridades policiais, para atender as crianças e os adolescentes apreendidos e adotar medidas que sejam de sua atribuição. O conselho vai fornecer à Polícia Militar a escala do plantão dos conselheiros até o dia 14.
O representante da Policia Rodoviária Estadual se comprometeu a remeter à Diretoria de Transportes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) solicitação para que exista uma equipe de fiscalização de prontidão durante os dias do evento, mais precisamente no período noturno, no perímetro da PB 400, a fim de fiscalizar os motoristas e evitar acidentes.
A Secretaria de Saúde informou que já foi solicitado apoio da Unidade de Suporte Básico à Central de Regulamentação Médica à Regional de Cajazeiras. Que próximo à Tenda Mix, permanecerá um ambulância com um condutor socorrista, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem durante toda a festa. E em todos os dias do evento haverá médico clínico geral plantonista no Hospital, porém os casos mais graves serão encaminhados para Cajazeiras.
Já a vigilância sanitária realizará também fiscalizações nas barracas, banheiros químicos e camarotes nos dias da festa, seguindo o cronograma apresentado em anexo nesta assentada. A Secretaria de Obras e Urbanismo se comprometeu a fiscalizar a limpeza diária do evento que é realizado por empresa contratada. Os camarotes serão inspecionados pela Secretaria de Administração.
A Promotoria já havia expedido, na semana passada, uma recomendação com medidas a serem adotadas pelas autoridades durante a realização do evento.
Fotos: Portal Radar Sertanejo