Promotoria recomenda medidas para os jogos do Botafogo que serão realizados nesta quarta e no sábado
O Ministério Público da Paraíba, através da 1ª Promotoria do Consumidor de João Pessoa, expediu recomendação ao Comando da Polícia Militar para adotar as providencias necessárias para a garantia da segurança dos torcedores do Botafogo da Paraíba que vão comparecer aos jogos que serão realizados nesta quarta-feira (14) e no próximo sábado (17), no Estádio Almeidão. Nesta quarta, o Botafogo enfrenta o Santa Cruz, de Pernambuco, pela Copa do Brasil, e, no próximo sábado, o CRB, de Alagoas, pela Série C do Campeonato Brasileiro.
A Promotoria recomendou que não seja permitida a entrada de torcedores com padrões de camisas de outras equipes futebolísticas, salvaguardando os direitos e garantias constitucionais de todos os presentes.
A recomendação foi emitida durante audiência realizada nesta quarta-feira, na Promotoria do Consumidor, que contou com a participação do promotor de Justiça Glauberto Bezerra, presidindo a Comissão Permanente de Prevenção e Combate a Violência no Estádios, e de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia (Crea-PB), da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) e do Botafogo.
Os representantes da Comissão Permanente de Prevenção e Combate a Violência no Estádios reiteraram a decisão de que nos jogos envolvendo as equipes do Botafogo Futebol Clube, Campinense Clube e Treze Futebol Clube, entre si, só será permitida a presença de torcidas do clube mandante.
Laudo
A Promotoria ainda recomendou o cumprimento do laudo de vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros na terça-feira (13) quanto às normas de segurança e área liberada. Entre as medidas previstas no laudo estão a correção da altura dos guarda-corpos, a instalação de extintores de incêndio nas cabines da imprensa e isolamento das áreas das arquibancadas que estão interditadas.
“A área liberada da arquibancada sombra é a que contempla os dois primeiros túneis – da esquerda para direito, olhando de frente – e o primeiro conjunto de rampa de acesso ao campo. A outra área está interditada, pois além da existência de materiais que podem causar acidentes, as longarinas dos guarda-corpos estão com as ferragens expostas e os portões das saídas de emergência estão obstruídos”, diz o laudo dos Bombeiros.
Para a partida do próximo sábado, um novo laudo do Corpo de Bombeiros será emitido.