Acessibilidade  |      

Palestrante diz que mercado digital despersonalizou os consumidores

Na sociedade da informação, os consumidores foram despersonalizados e desumanizados. Este foi o tema principal da palestra proferida, na manhã desta quinta-feira (22), pelo promotor de Justiça do Consumidor do Ministério Público de São Paulo, Roberto Senise Lisboa, durante o III Congresso Internacional de Direito do Consumidor, que ocorre no auditório do Unipê, em João Pessoa.

Durante a palestra intitulada “Desumanização do consumidor”, ele enfatizou que, no mercado digital, os consumidores não veem mais os produtos nem sequer entram nas lojas, o que provoca a despersonalização dos agentes econômicos. “Hoje existe a coisificação dos agentes”, afirmou.

O promotor pontuou ainda que os riscos do comércio eletrônico são diluídos em relação às empresas, mas, para os consumidores, o risco é praticamente total. “Não temos o controle devido para aumentar a confiança dos consumidores no comércio eletrônico”, disse informando que a Promotoria do Consumidor de São Paulo já registra muitas reclamações referentes a compras efetuadas pela internet.

O III Congresso Internacional de Direito do Consumidor está sendo promovido pelo Ministério Público do Estado, através do Centro de Ensino e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (Fesmip), pelo Procon Legislativa e Unipê. O evento traz para a Paraíba especialistas internacionais em Direito do Consumidor.

 

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */