A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de João Pessoa realizou na manhã desta quarta-feira (11) uma audiência com representantes do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária de João Pessoa e da Associação dos Ambulantes para definir medidas no tocante a saúde sanitária na venda de alimentos por ambulantes durante os festejos juninos.
Com o objetivo de garantir a segurança alimentar do consumidor durante realização de grandes eventos, o promotor Glauberto Bezerra adotou algumas medidas que preveem maior cuidado em oferecer alimentação com higiene pelo comércio ambulante de João Pessoa. Uma delas é a realização de palestra, no próximo dia 16 de junho, com orientações básicas sobre a comercialização e manipulação dos alimentos, para todos os vendedores ambulantes que vão atuar nos festejos juninos na Capital.
Ficou estabelecido ainda que a Sedurb vai disponibilizar banheiros químicos para utilização dos vendedores ambulantes, bem como fará o encaminhamento da lista para Promotoria e para a Vigilância Sanitária com nome e endereço de todos os ambulantes cadastrados pela associação e autorizados a participarem dos eventos em massa.
O tenente-coronel Oliveira do Corpo de Bombeiros, explicitou as condições de segurança necessárias na utilização dos botijões de gás pelos ambulantes e destacou a importância o curso que irá conscientizar esses vendedores das medidas certas na utilização do botijão de gás apropriado e, caso haja descumprimento, haverá apreensão e notificação e até multa de evidência de crime.
Para o representante da Vigilância Sanitária, Alberto José dos Santos, a preocupação do órgão com a higiene dos alimentos é muito grande e o curso vai priorizar essas exigências e conscientizar esses ambulantes quanto à necessidade de medidas educativas. A Vigilância Sanitária se comprometeu ainda em realizar um curso básico de manipulação de alimentos com carga mínima de 16 horas para todos os ambulantes cadastrados, já visando os próximos eventos.
Já a presidente da Associação disse que as medidas são necessárias e que a associação irá cumprir com tudo que foi acordado na audiência.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB