MP-Procon participa de reunião com Sindec e Procons municipais
A coordenadora do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), Lorena Tavares, se reuniu na tarde desta quinta-feira (5) com integrantes do MP-Procon e Procons de Cabedelo e de João Pessoa para discutir um articulação em prol do site Consumidor.gov.br.. A reunião foi realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na Capital.
Participaram da reunião o diretor-geral do MP-Procon, Glauberto Bezerra, a diretora-adjunta, Priscylla Maroja, o coordenador do Procon de Cabedelo, Francinaldo Oliveira, e o coordenador do Procon de JP, Helton Renê, além de integrantes dos três órgãos de defesa do consumidor.
Lorena Tavares explicou que o Sindec é integrado por 25 Procons Estaduais e 336 municipais e está presente em 440 municípios brasileiro. O Sindec é um sistema informatizado que integra processos e procedimentos relativos ao atendimento de consumidores nos Procons, visando proporcionar um instrumento de gestão adequado ao dinamismo típico de seus setores de atendimento.
Ela destacou ainda que, analisando a base de dados do Sindec e da nova plataforma composta pelo site Consumidor.gov.br, existe um potencial de crescimento nos atendimentos realizados pelos Procons porque esses órgãos atendem principalmente o cidadão mais vulnerável.
Site
A coordenadora também apresentou o funcionamento do Consumidor.gov.br, uma ferramenta na internet de resolução de conflitos nas relações do consumo, que foi lançada pela Secretaria Nacional do Consumidor, em 2014. Através da plataforma, o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas participantes que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. Ela solicitou que os Procons promovam uma articulação para que empresas locais façam a adesão à plataforma, já que o site só funciona com empresas nele cadastradas.
O diretor do MP-Procon, Glauberto Bezerra, enfatizou a importância da presença da coordenadora do Sindec na Paraíba. “Pode ter certeza que sua presença aqui reforça o sistema de proteção e defesa do consumidor”, declarou.