O procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, participou na manhã desta quinta-feira (7) da sessão conjunta entre a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG). A sessão ocorreu no plenário do Poder Legislativo campinense, e integrou os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel, criada e instalada no mês passado na ALPB.
Acompanharam o procurador-geral Bertrand Asfora na sessão os promotores de Justiça Francisco Glauberto Bezerra e Clístenes Bezerra de Holanda, respectivamente, diretor-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do MPPB (MP-Procon) e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Patrimônio Público (Caop do Patrimônio Público).
Ainda na tarde desta quinta-feira, Glauberto Bezerra e assessores do MP-Procon seguiram para o município de Guarabira, onde iriam acompanhar atividades da CPI da Telefonia Móvel na cidade, Em Guarabira, também estava programada a apresentação do projeto de criação do Procon Municipal de Guarabira. Um dos objetivos do MP-Procon é o de fomentar a criação de Procons nos municípios.
Na sessão da Câmara de Campina Grande, além de discutir os serviços oferecidos pela telefonia móvel no estado da Paraíba, também foram ouvidas as principais queixas da população e de representantes locais de órgãos sobre o assunto. Além de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira, a CPI também visitará as cidades de Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal e Mamanguape.
Apoio do MPPB
Desde a sua criação e instalação na Assembleia, a CPI da Telefonia Móvel está recebendo o apoio do Ministério Público da Paraíba, por meio do gabinete da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e do MP-Procon. O MPPB vai acompanhar acompanhar todo o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito. A CPI é presidida pelo deputado estadual João Gonçalves (PSD) e tem como relator o deputado estadual João Bosco Carneiro (PSL).
A CPI da Telefonia Móvel foi criada pelo Ato 33, de 8 de abril de 2015, do presidente do Poder Legislativo, deputado estadual Adriano Galdino (PSB), para apurar a responsabilidade por danos causados ao consumidor na prestação inadequada de serviços de telefonia móvel oferecidos pelas operadoras existentes e que atuam no estado da Paraíba.
O objetivo da participação do MPPB na CPI é garantir resultados práticos quando da conclusão dos trabalhos da Comissão, como a elaboração de anteprojetos de lei que visem a melhoria da legislação estadual referente ao consumidor, a serem adotadas pela Comissão Permanente de Legislação Cidadã da Assembleia; e a assinatura de termos de ajustamento de conduta, com a finalidade de correção de práticas habituais lesivas à dignidade dos consumidores.
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB