O Ministério Público da Paraíba, por meio do Programa de Defesa e Proteção do Consumidor (MP-Procon), vai promover, no próximo dia 16 de junho, às 9h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, uma reunião estadual sobre a implementação do projeto “Segurança e Saúde” (que integra o “Programa de Prevenção a Acidentes de Consumo”, desenvolvido pelo MPPB) e do “Sistema de Informações de Acidentes de Consumo” (Siac), criado pelo Ministério da Justiça.
Nesta segunda-feira (1°), a assessora jurídica do MPPB que vai coordenar o projeto, Juliana Brasileiro, participou de uma reunião com os membros do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) para apresentar a proposta e falar sobre o Siac (foto). “Nessa reunião, também discutimos a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) de número 36 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que versa sobre a segurança do paciente nos serviços de saúde e que diz que os hospitais públicos e privados devem criar um núcleo de segurança do paciente e isso está relacionado ao programa de prevenção a acidentes de consumo, do Ministério Público estadual”, acrescentou.
A ideia é fazer com que os hospitais e profissionais de saúde alimentem esse sistema, com as notificações dos casos atendidos, que por ventura venham a ser decorrentes de acidentes de consumo, como por exemplo, lesões e mortes provocadas por defeitos em veículos, decorrentes de assaltos a bancos, acidentes provocados por defeitos em botijões de gás de cozinha, etc.
A reunião estadual deve contar com a presença do procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, e com representantes da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, das Secretarias Estadual e Municipais de Saúde e Segurança, Conselhos dos Profissionais da área de Saúde, hospitais públicos e privados e Procons.
Conforme explicou o diretor do MP-Procon e promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de João Pessoa, Francisco Glauberto Bezerra, o projeto “Segurança e Saúde” tem o apoio, inclusive, da OPAS (Organização Panamericana e Saúde).
Preparação
Além da reunião com o CRM-PB, a coordenação do MP-Procon vem desenvolvendo capacitações em todo o Estado para viabilizar a implantação do projeto. A mais recente ocorreu em Patos, no Alto Sertão, com órgãos de defesa do consumidor (Procons).
Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB