Acessibilidade  |      

Oito mil óculos falsificados são destruídos em João Pessoa

No final da tarde desta segunda-feira (14) foi realizado, em frente ao Centro de Convenções, na PB 007, um ato simbólico com destruição de 8 mil óculos falsificados apreendidos no ano passado. A ação foi realizada pelo Ministério Público da Paraíba, através do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon), dentro da 'Semana Consumo Seguro', que acontece até a próxima sexta-feira (18), em comemoração aos 25 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

De acordo com o diretor-geral do MP-Procon, Glauberto Bezerra, um dos grandes problemas da sociedade é exatamente a violência silenciosa da falsificação ou venda de produtos falsificados.

“Essa ação simbólica que estamos realizando hoje em conjunto com vários órgãos parceiros é o início do que vai acontecer dentro da Semana Consumo Seguro”, ressaltou o promotor Glauberto Bezerra informando que a Vigilância do Município foi de extrema eficiência quando retirou do mercado 8 mil óculos que trariam problemas de visão para população.

Já a presidente da Sindireceita, que também participou da ação, Silvia Helena de Alencar, o objetivo do Sindireceita é a conscientização da população dos malefícios que a pirataria traz. “Hoje a pirataria financia a rede criminosa no mundo inteiro e o produto pirata que você adquire está financiando toda a munição que um bandido usa, tudo por trás de uma organização criminosa da qual a pirataria é uma atriz principal”, disse a presidente.

A destruição dos óculos é uma continuação do que aconteceu no ano passado quando o MP-Procon, Vigilância Sanitária, Sindicato Profissional em Óptica e Optometria e Contatologia do Estado, Receita Estadual e Procon Municipal fiscalizaram uma distribuidora de importados e detectaram vendas de óculos com qualidade alterada e expostos ao consumo sem qualquer critério técnico.

Já a “Semana Consumo Seguro”, acontece nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo até a próxima sexta-feira. O objetivo é a prevenção de acidentes de consumo, abordando a falsificação de produtos e seus impactos negativos junto a sociedade.

Participaram da ação de destruição dos 8 mil óculos, o professor da Universidade de Brasília, Rodolfo Tamanaha, representantes da Vigilância Municipal, do Procon de João Pessoa, do Procon de Cabedelo, além da coordenadora do Programa de acidentes de Consumo, Juliana Brasileiro.

 

Programação

A programação da Semana Consumo Seguro continua nesta terça-feira (15) com a realização de palestras sobre a pirataria no Auditório do Espaço de Vivência Acadêmico (E.V.A.), no Unipê, às 9h, e na Famene, às 14h30. O público-alvo são estudantes universitários.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */